Usuário cobra melhorias na estrutura da UBS da Lagoa do Salitre, em Juazeiro; SESAU responde

0

Um usuário da Unidade Básica de Saúde da Lagoa do Salitre, zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco para alertar sobre a situação estrutural do imóvel, que, segundo ele, apresenta sinais visíveis de abandono e falta de manutenção. De acordo com o relato, o que mais chama atenção são as rachaduras nas paredes.

“A gente observa muitas rachaduras nas paredes do imóvel. Com certeza, essa situação abala a estrutura do local e coloca em risco funcionários e usuários. Na verdade, a gente passa aqui por um grande descaso do poder público”, desabafou.

Além das rachaduras, ele aponta problemas na recepção do local.

“As cadeiras da recepção, por exemplo, estão todas danificadas. São poucas cadeiras no local e isso também preocupa”, relatou.

Segundo o usuário, recentemente houve apenas uma intervenção superficial no prédio.

“Tudo que a gente quer aqui é uma reforma. Está precisando de uma reforma. Fizeram uma pintura aqui, uma maquiada só por fora, mas por dentro não mexeram em nada. Observamos pela placa que a última reforma de fato que teve aqui foi em 2017. Então, tem muito tempo. Precisa ser feita alguma coisa, porque a estrutura está precária”, afirmou.

Encaminhamos a reivindicação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em nota, a SESAU informou que “a situação estrutural da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade da Lagoa de Salitre é de conhecimento da gestão municipal e vem sendo acompanhada e tratada de forma técnica e planejada. A unidade já recebeu intervenções e melhorias por meio da equipe de manutenção da Sesau, incluindo ações no consultório odontológico, garantindo melhores condições de atendimento à população. Mais recentemente, a UBS também recebeu a visita da equipe técnica de engenharia, uma vez que a unidade integra o conjunto de equipamentos de saúde conveniados com o Estado para fins de reforma e requalificação estrutural. A Sesau reforça que equipes técnicas das áreas de arquitetura, engenharia civil e engenharia clínica realizam visitas periódicas às unidades para diagnóstico situacional e levantamento das necessidades estruturais e orçamentárias, trabalho essencial para subsidiar as próximas etapas de intervenção. Após a conclusão das análises técnicas e o cumprimento das etapas legais necessárias, novas melhorias serão iniciadas, garantindo avanços graduais, responsáveis e alinhados às reais necessidades da unidade. A Secretaria destaca ainda que a gestão municipal tem promovido avanços significativos na Atenção Básica, com a revitalização de diversas Unidades Básicas de Saúde, a retomada de obras anteriormente paralisadas e a ampliação da rede por meio da construção de novas unidades, fortalecendo o acesso da população aos serviços de saúde. A Sesau reafirma que todas as ações seguem critérios exclusivamente técnicos, baseados na real necessidade de cada equipamento de saúde, e reafirma seu compromisso com uma saúde pública digna, humanizada e de qualidade, trabalhando de forma contínua para garantir unidades estruturadas, seguras e acolhedoras para toda a população juazeirense”.

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome