“É muito sofrimento”: família relata dificuldade para conseguir atendimento para paciente com cálculo renal no Hospital Regional de Juazeiro; gestão da unidade se manifesta

0

 

A família de um paciente que sofre de Cálculo Renal desde 2023 entrou em contato com o Portal Preto no Branco para relatar as dificuldades enfrentadas para garantir o atendimento médico necessário. O paciente é morador do distrito de Junco Salitre, zona rural de Juazeiro.

Segundo a filha do paciente, no dia 14 de janeiro, o pai deu entrada no Hospital Regional de Juazeiro sentindo fortes dores nos rins.

“Meu pai chegou passando muito mal, com dor forte nos rins, vomitando e sem conseguir comer nada. Ele tem pedra nos rins e essa dor já vem desde 2023”, relatou.

Ainda conforme o relato, após o atendimento inicial, o Hospital Regional encaminhou o paciente para a UPA.

“O Regional encaminhou ele pra UPA. Lá só deram remédio na veia pra passar a dor e mandaram ele embora. Não resolveram nada”, disse a filha.

A família afirma que o paciente já realizou diversos exames pelo SUS e também na rede particular. No final do ano passado, ele passou por atendimento médico no posto de saúde do Junco Salitre, onde recebeu uma guia de encaminhamento em caráter de urgência.

“O médico do postinho deu uma guia e colocou como urgência, porque ele precisa de cirurgia. Mas quando a gente chega no Hospital Regional, eles não resolvem e só encaminham pra UPA”, afirmou.

Segundo a filha, ao apresentar o documento no hospital, a família foi informada de que o encaminhamento deveria ser feito pela unidade básica de saúde, o que gerou ainda mais confusão.

“A gente levou a guia pra secretaria do hospital e disseram que quem tinha que encaminhar era o postinho, mas a guia foi feita pelo médico do posto. Disseram também que a guia era só de consulta, não da cirurgia. Enquanto isso, meu pai continua sofrendo”, lamentou.

De acordo com ela, a situação tem afetado diretamente a qualidade de vida do paciente, que enfrenta restrições alimentares devido às dores constantes.

“Ele quase não consegue comer nada, porque qualquer coisa que ele come ataca os rins. É muito sofrimento e ninguém resolve”, completou.

Encaminhamos o caso ao Hospital Regional de Juazeiro e à Secretaria de Saúde. Em nota, o HRJ informou que “o referido paciente foi submetido à triagem inicial, na qual foram aferidos os sinais vitais, encontrando-se todos dentro dos parâmetros de normalidade.
Considerando que o HRJ é um complexo hospitalar de média e alta complexidade, devido aos critérios clínicos para esse tipo de atendimento, o paciente foi devidamente orientado e redirecionado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), assim como preconizam as normas, rotinas e protocolos hospitalares de classificação de risco.
O Hospital esclarece ainda que, quando o paciente recebe um encaminhamento para consultas e/ou cirurgias com médicos especialistas expedidas por outras instituições de saúde pública como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e/ou UPA, ele deve aguardar a marcação do procedimento ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Após a confirmação, caso seja agendado para o HRJ, deve comparecer ao ambulatório do complexo hospitalar na data marcada”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome