O artista plástico curaçaense Cleuton Ferreira Santos, conhecido como Kekê de Bela, foi homenageado com uma Moção de Aplausos, concedida pela Câmara Municipal de Curaçá.
Conhecido como o “pintor das celebridades”, Kekê já teve obras com destaque no The New York Timese integra coleções de personalidades como Lulu Santos, Zé Ramalho e a ex-presidenta Dilma Rousseff.
“Meu anel cravejado de brilhantes, são os olhos do Capitão Corisco.
É a luz que incendeia o meu ofício, nessa selva de aço e de antenas, beija-flor, estou chorando as suas penas derretidas na insensatez do asfalto”.
A equação que aqui se monta, prova que ter fama não é ter grana.
São tantos os títulos e momentos ricos, que custo a escolher quais episódios devem constar no Portifólio do multi-artista Curaçaense: Cleuton Ferreira dos Santos, popularmente conhecido como Kekê de Bela.
Desde o The New York Times Jornal, passando por correspondência de confirmação e agradecimento por conta de pinturas recebidas pelo Gabinete do Presidente: Luiz Inácio da Silva, o nosso Lula, enveredando pelos justos e emocionantes discursos feitos por celebridades da música, da política, do clero, da mídia televisiva e da internet.
Contudo, a valorização financeira de Kekê, flutua no nível das marés baixas. E mesmo assim, ele é enormemente agradecido por estar sobrevivendo do ofício de pintar quadros.
“Os amigos sempre me dão uma força enorme”, releva o reconceituador de formas, imagens, texturas e energias, por via da criação inspiradas nos pensamentos loucos e impulsionadas pela incessante música que nunca se cala no atelier em que trabalha dia e noite.
A ideia de pintar celebridades, converteu-se em um marketing funcional, contudo este formado ameaça engessar os horizontes criativos do artista visual, que quando menino que riscava com pedaços de tijolos a imagem do personagem: Pica-pau, e que evoluiu para desenho e pinturas de paisagens e ídolos em telhas, chegando nas telas, e então percebendo que sua inspiração carecia de parceria com a questão ambiental, e por isso, pinta atualmente em tábuas, portas de armários e outros matériais adquiridos no garimpo da reciclagem, ou doados por fãs.
Foi analisando toda essa trajetória que o jovem vereador de Curaçá-BA: Leanderson GD, propôs na Câmera, o reconhecimento através da Moção Honrosa, para o senhor Cleuton Ferreira dos Santos, sendo a proposta apoiada e aprovada por todos os demais legisladores e legisladoras da Casa da Cidadania Curaçaense.
Após mais essa conquista, Kekê, quer agora, apresentar seu certificado de Moção, para a população em geral da sua cidade natal, e sonha em realizar este momento através de uma exposição temática sobre importantes personagens do cangaço do nordeste brasileiro.
Por conta da afinidade com o tema, escolheu o professor Demis Santana para ser o curador deste projeto.
Aguardemos então, a passagem do momento momesco para dialogar com a gestão municipal e Secretaria de Cultura e Turismo de Curaçá, que haverão de viabilizar este maravilhoso encontro do nosso povo com as obras de artes de Kekê de Bela.
Por Demis Santana



