A Secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (7), o resultado provisório do Edital SEC/SUDEPE n° 001/2026 do Processo Seletivo Interno da Bolsa Mais Professores, concedida pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa selecionará 983 docentes de 166 unidades da rede estadual, inseridos em 122 municípios baianos, para a participação em curso de formação continuada, com concessão de bolsa mensal no valor de R$ 2.100, paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao MEC, de forma complementar à remuneração.
A lista provisória de professores classificados foi divulgada na forma do Anexo 1 do ato publicado no Portal da Educação, através do link https://www.ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos. A relação provisória de docentes que tiveram inscrição indeferida também foi divulgada. O indeferimento é causado por motivos como a escola não estar entre as indicadas pelo MEC; o profissional não se encontrar em efetiva regência em unidade escolar; o servidor estar em exercício de cargo em comissão, inclusive do privativo da carreira do magistério; o município não possuir escolas elegíveis, entre outros.
O Processo Seletivo Interno da Bolsa Mais Professores, cujo edital foi publicado pela SEC no Diário Oficial do último 20 de janeiro, é voltado a professores da Educação Básica que atuam no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio, especialmente em escolas inseridas em contextos que demandam maior fortalecimento do quadro docente. O MEC selecionará 328 professores nas áreas de Linguagens, 273 de Exatas, 178 de Humanas, 173 de Ciências da Natureza e 31 de outras disciplinas.
O curso de especialização será ofertado na modalidade Educação à Distância, com carga horária de 360 horas e duração de 24 meses, com foco na prática pedagógica. Para o recebimento da bolsa, reforçando o compromisso com a formação continuada e o fortalecimento da educação pública estadual, as condições são: participação, frequência e permanência no curso e no exercício da regência na unidade vinculada.
Ascom SEC



