Diante do atual quadro de estiagem no interior do município de Juazeiro, a Diretora-presidente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental-SAAE, Fabiana de Possídio, preocupada com a situação das comunidades afetadas pela seca, convidou representantes do Exército Brasileiro e da Defesa Civil Municipal, para discutirem melhorias na distribuição de água potável no interior, através da Operação Pipa, coordenada pelo Exército.
Trata-se de um Programa do Governo Federal para atender regiões onde não há rede de água do SAAE.
“Compreendemos a urgência dos moradores, por isso mesmo convocamos essa reunião para averiguar de que forma, junto com a Defesa Civil, agilizar o cadastramento de novos apontadores para aprovação e o município ser contemplado com o maior número de pessoas que atendam ao regulamento da Operação Pipa” , explicou Fabiana.
Durante o encontro, os representantes do Exército, Coronel Brasil e o Capitão Mamédio falaram das dificuldades em atender todas as comunidades e explicaram os critérios necessários para inscrições de novos contemplados, mediante a assinatura do próximo contrato, que ocorrerá em março. Segundo os oficiais, existem uma série de regras exigidas pelo Governo Federal, dentre as exigências, uma delas é que as cisternas devem ser fechadas e com capacidade para 16 mil litros que serão conferidas pela equipe técnica do Exército.
Nesse novo contrato, reforça o Coronel, as pessoas que se inscreveram e atenderem a todas as exigências cadastrais, serão contempladas. Ficou acordado também na reunião que, a Defesa Civil disponibilizará um representante para acompanhar as visitas técnicas e as avaliações em campo.
Ascom/SAAE



