Moradores de diferentes bairros de Juazeiro, no norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar transtornos recorrentes provocados pela falta e instabilidade no fornecimento de energia elétrica. As reclamações envolvem longos períodos sem luz, oscilações constantes e demora no atendimento por parte da Neoenergia Coelba.
Na Rua Elisabete Safira, no bairro Maria Goretti, moradores afirmam que ficaram sem energia desde as 3h da madrugada desse domingo. Segundo um dos moradores, o fornecimento chegou a retornar por poucos minutos, de forma muito fraca, caindo em seguida.
“Ficamos desde as 3h da manhã sem energia elétrica. Às vezes voltava por alguns minutos, muito fraca, e caía em seguida. Durante a madrugada, foi um verdadeiro pisca-pisca, colocando em risco os eletrodomésticos e nos deixando reféns do calor absurdo e das muriçocas”, relatou.
O morador ainda afirmou que, mesmo após horas de espera e registros de reclamações, o problema demorou para ser solucionado.
“Mais de 12 horas depois, mesmo com a realização de reclamações nos canais da Neoenergia, nada mudou. A energia só voltou, de maneira estável, às 16h45”, disse.
Outra moradora também criticou a demora no atendimento e a falta de informações por parte da concessionária.
“Essa Coelba está demais, viu? Antigamente, resolviam o problema assim que acontecia, mas agora não. Passamos horas e horas no calor que está fazendo, em pleno domingo, sem energia. O que é que está acontecendo? Por que essa demora em atender a população? Os canais não funcionam? As pessoas pedem, não dão uma previsão e ficam sem nenhuma satisfação?”, afirmou.
Na comunidade do Juá, no distrito de Itamotinga, moradores também reclamam da frequência das quedas de energia. Uma moradora afirma que o problema é constante e ocorre mesmo sem chuvas intensas.
“Eu moro aqui no Juá, perto do Pontal, em Itamotinga. Aqui um cachorro não pode mijar no poste que já passamos dois, três dias sem energia. Toda hora a energia falta e, quando chove, qualquer pinguinho, a energia fica só indo e voltando”, disse a moradora.
O problema com o fornecimento de energia também atingiu moradores do Parque Residencial.
“Aqui no Parque Residencial não é diferente, não. Sábado mesmo faltou, era umas 22h30, quando veio chegar já era quase três horas da manhã. Um calor terrível aqui, a gente sem energia. Agora, a fatura chega todo mês, sem falta. Se você não pagar na data certinha, pode ter certeza de que eles vão cortar”, declarou o morador.
Os moradores cobram fiscalização do poder público em relação aos problemas enfrentados pelos munícipes, além de mais agilidade no atendimento e melhorias na infraestrutura da rede elétrica.
“Cadê os vereadores dessa cidade que não vêem as necessidades dos moradores? Só aparecem em época eleitoral para prometer melhorias, mas quando ganham, somem”, criticou uma moradora.
“Precisamos que os órgãos fiscalizem a Coelba, isso não é normal. Não podemos continuar nessa situação e achar que é normal. Pagamos pelo fornecimento e consumo de energia, precisamos do serviço. Acesso à energia elétrica é um direito básico, isso é qualidade de vida. A gente só sabe o quanto necessita quando falta, e ultimamente tem faltado de uma maneira absurda. Não podemos aceitar viver nessa situação”, desabafou outro morador.
Encaminhamos as denúncias para a Neoenergia Coelba e aguardamos um posicionamento sobre os casos.
Redação PNB



