Moradores de Juazeiro, na região Norte da Bahia, continuam alertando as autoridades competentes sobre a ação de um homem em situação de rua que vem cometendo vandalismo em alguns pontos da cidade. Conforme apuração feita pelo Portal Preto no Branco, o autor dos atos é atendido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ( CAPS AD) do município e está em sofrimento psíquico.
Nessa terça-feira (10), comerciantes informaram que o homem foi o responsável por quebrar vidraças e danificar contadores de energia de lojas localizadas na Rua da 28, no centro de Juazeiro. Na noite da última sexta-feira (06), moradores registraram o homem bastante agitado, atirando pedras e dando chutes na guarita lateral do Colégio da Polícia Militar, na rua das Algarobas, bairro Centenário. Ele chegou a derrubar o portão de um estabelecimento situado na via e a destruir a porta de uma clínica de pilates à pedradas.
Ainda de acordo com relatos dos moradores, por volta das 3 horas da manhã, ele voltou à rua e, mais uma vez, atirou pedras nas casas e muros.
Também na madrugada da sexta-feira (6), o mesmo homem destruiu vários hidrômetros de residências situadas na Travessa Paulo VI e ruas adjacentes, no centro de Juazeiro.
Preocupados com as ações do homem e com a integridade física do mesmo, moradores cobram ações do poder público.
“Antes que aconteça o pior, pedimos uma providência à polícia e também ao serviço de saúde mental do município, pois este rapaz vive em surto e precisa de tratamento. Nesta fase de surtos, não seria o caso de providenciar uma internação para ele? Ele corre risco e os moradores também”, relatou um morador.
Procurada pelo PNB, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) informou, nesta quarta-feira (11) que “o usuário mencionado em relatos recentes é acompanhado pela Rede de Atenção Psicossocial do município, por meio do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). Trata-se de um cidadão em situação de rua há muitos anos, com reconhecida fragilidade de vínculos familiares e afetivos, além de grave comprometimento decorrente do uso de substâncias psicoativas. A equipe do CAPS AD vem realizando esforços contínuos para a construção de vínculo e garantia de cuidado, tendo já viabilizado atendimentos, acompanhamento médico e administração de medicação, conforme indicação clínica. Paralelamente, o serviço mantém articulações com a assistência social do município, especialmente no sentido de buscar alternativas de moradia transitória e proteção social, compreendendo que o cuidado em saúde demanda ações integradas e humanizadas. Também têm sido adotadas medidas de mediação diante de situações de vulnerabilidade e risco social envolvendo o usuário. A Sesau ressalta que episódios de agitação, alucinação ou comportamentos desorganizados devem ser compreendidos como possíveis sinais de crise em saúde mental. Nesses casos, o fluxo municipal de atenção à crise orienta que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seja acionado, para avaliação e encaminhamento adequado, geralmente com direcionamento inicial à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde é realizado o primeiro atendimento de urgência. Após estabilização, o cuidado tem continuidade pelos serviços da rede, incluindo o CAPS AD e demais dispositivos intersetoriais. A Secretaria reforça seu compromisso com o cuidado em saúde mental, a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e a atuação responsável, técnica e humanizada de suas equipes.
Encaminhamos também a situação para a Polícia Militar da Bahia e Guarda Civil Municipal de Juazeiro e aguardamos uma resposta.
Redação PNB



