O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque no cenário internacional. O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards, realizada na noite deste domingo (15), nos Estados Unidos.
A vitória reforça o bom momento da produção na temporada de premiações e consolida o longa como um dos principais representantes do cinema brasileiro no circuito internacional. A cerimônia reuniu grandes nomes da indústria cinematográfica, e contou com a presença de Wagner Moura e do próprio diretor, que celebraram o reconhecimento em meio a estrelas de Hollywood.
Em seu discurso de agradecimento, Kleber Mendonça Filho destacou o simbolismo da conquista ocorrer durante o Carnaval brasileiro, ressaltando o contraste entre a festa popular e o momento de celebração do cinema nacional fora do país. O diretor também dedicou o prêmio ao ator alemão Udo Kier, que integrou o elenco de “O Agente Secreto” e também de Bacurau. Kier faleceu em novembro de 2025 e foi lembrado com emoção pelo cineasta.
Criado para valorizar produções independentes com orçamento de até 30 milhões de dólares, o Spirit Awards é considerado um dos principais termômetros da temporada, frequentemente antecipando tendências que se refletem em premiações como o Globo de Ouro e o Oscar.
Oscar
No Oscar, o filme concorre em quatro categorias da principal premiação do cinema: Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Filme e Melhor Elenco (categoria inédita).
Redação PNB



