Após denúncia de família, HU-Univasf se pronuncia sobre demora em cirurgia ortopédica de idoso

0

Após a família de um idoso de 66 anos procurar o Portal Preto no Branco para denunciar a longa espera por uma cirurgia ortopédica no Hospital Universitário da Univasf, no sertão de Pernambuco, a unidade hospitalar divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso. O paciente aguarda desde novembro do ano passado a realização do procedimento, após ter recebido, em março, um fixador externo na perna e passar a ser acompanhado por consultas periódicas.

No posicionamento, o hospital afirma que o paciente foi atendido, medicado e está inserido na programação cirúrgica, mas argumenta que enfrenta uma sobrecarga histórica, atendendo uma rede de 53 municípios da Bahia e de Pernambuco, o que tem elevado significativamente a demanda por cirurgias de média e alta complexidade.

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O HU-Univasf informa que o paciente foi atendido pela equipe assistencial da unidade, sendo medicado e orientado sobre os cuidados que deve ter em casa. Ele também está inserido na programação cirúrgica do Hospital, entretanto é preciso reforçar um contexto que há muito o HU-Univasf chama a atenção das autoridades, dos órgãos públicos e da sociedade civil como um todo: o Hospital Universitário da Univasf é referência para uma rede de saúde que suporta 53 municípios de dois estados do Brasil (Pernambuco e Bahia), o que acaba elevando a níveis preocupantes a demanda por procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.

Hoje, o Hospital está trabalhando em 42% acima da sua capacidade de oferta de leitos cirúrgicos. De 2024 para 2025, aumentou em 10% a quantidade de cirurgias de média e complexidade. Para além da produção hospitalar diária, realizou, somente no ano passado, 16 mutirões para atendimento especializado, muitos deles aos sábados. As atuações das equipes nesses mutirões resultaram em 204 cirurgias, 224 exames e 981 consultas com especialistas. Ou seja, o HU-Univasf está concentrando todos os esforços que tem disponíveis, mas é preciso alertar que a saúde da região precisa de mais unidades de saúde especializadas para dar conta da demanda, que segue crescendo exponencialmente.

Reclamação

“São quase quatro meses de espera”: família de idoso critica demora na realização de cirurgia no HU-UNIVASF e agravamento do quadro do paciente

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome