Uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) procurou o Portal Preto no Branco para criticar supostas falhas graves no atendimento do Posto de Saúde Mussambê, em Juazeiro, na região Norte da Bahia. Ela conta que está tentando marcar uma guia de retorno ao médico pneumologista, mas tem encontrado apenas negativas e falta de informações claras por parte da unidade.
“Estou há vários dias tentando marcar uma guia de retorno para o pneumologista, porque preciso apresentar um exame que esperei quase um ano para conseguir fazer. Mesmo assim, o posto se recusa a marcar. Eles dizem que a funcionária responsável está afastada por atestado médico e que não tem outra pessoa para fazer esse serviço. Isso, para mim, é inadmissível”, relatou a usuária.
Ela detalha que o problema se arrasta desde janeiro. “Estive lá no final do mês de janeiro e essa foi a justificativa que me deram. Voltei agora em fevereiro e me disseram que no dia 15 iriam enviar a solicitação para a Secretaria de Saúde para ser marcada”, contou.
No entanto, ao retornar novamente à unidade, o problema persistiu. “No dia 19 deste mês, fui ao posto para saber se tinham encaminhado a guia para a secretaria. A resposta foi que não tinham como me informar, porque a funcionária responsável não estava no local e não tinha ninguém que pudesse verificar isso para mim”, disse.
Para a usuária, a situação revela descaso com a população. “A ausência de um único funcionário não pode impedir o acesso a um serviço essencial de saúde. Isso mostra uma completa desorganização administrativa e falta de respeito com o paciente”, criticou..
Ela também alerta para os riscos à própria saúde. “Faço acompanhamento médico, recebo medicação e preciso desse retorno para apresentar o exame e renovar o laudo médico. Sem isso, não consigo dar continuidade ao tratamento, o que pode agravar meu quadro de saúde”, desabafou.
A usuária finaliza cobrando providências urgentes. “Eu só quero que garantam imediatamente a marcação do meu retorno ao pneumologista, que organizem o posto para que a falta de um servidor não paralise tudo e que apurem quem é responsável por essa falha no atendimento”, concluiu.
Encaminhamos o relato para a Secretaria de Saúde. Em nota, a SESAU informou que “a unidade de Mussambê conta com duas equipes de atendimento. Atualmente, uma das recepcionistas encontra-se temporariamente afastada por licença médica, em razão de condição de saúde devidamente justificada. Durante esse período, a outra profissional permanece realizando o acolhimento dos usuários, bem como os procedimentos de agendamento de consultas e demais demandas administrativas. Em relação à marcação de guias, a Sesau reitera que o procedimento segue o fluxo regular de cotas, realizadas mensalmente, geralmente ao final de cada mês. Neste mês, a abertura da cota mensal ocorrerá a partir da próxima semana. A Sesau ressalta que a ausência temporária da recepcionista no início deste mês não implicou em recusa de atendimento ou negativa de marcação de guias. A Secretaria reforça que já tomou ciência da demanda apresentada e que a situação será novamente dialogada com a gerência responsável, a fim de reiterar as orientações e assegurar a normalidade dos serviços prestados à população. A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro permanece à disposição da comunidade e reafirma seu compromisso com um atendimento responsável, transparente e humanizado”.
Redação PNB



