Médicos do Hospital Regional de Juazeiro relatam atrasos salariais e alertam para suspensão de serviços

0

Em carta aberta divulgada nesta terça-feira (7), médicos que atuam no Hospital Regional de Juazeiro denunciaram atrasos salariais recorrentes e cobraram providências diante do que classificam como uma situação insustentável. Segundo os profissionais, há casos de pagamentos referentes a janeiro ainda pendentes, o que já soma dois meses de trabalho sem remuneração.

Ainda conforme a carta, mesmo diante do cenário, os atendimentos seguem sendo realizados, mas parte dos serviços já começou a ser suspensa, afetando diretamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a região Norte da Bahia.

Confira na íntegra: 

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DO NORTE DA BAHIA

Hoje, 7 de abril, nos dirigimos à população com respeito — e com profunda preocupação.

Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro, contratados como pessoa jurídica (PJ), que hoje são mais de 200 profissionais, convivem com atrasos salariais graves e constantes. Há profissionais que, até o dia de hoje, ainda não receberam pelos serviços prestados no mês de janeiro.

São 2 meses de trabalho sem pagamento.

Mesmo diante disso, os atendimentos continuam acontecendo. Pacientes seguem sendo assistidos. Plantões seguem sendo cumpridos.

Mas essa realidade expõe algo que precisa ser dito com honestidade: o sistema está sendo sustentado às custas de um esforço que não deveria ser exigido de ninguém.

O Hospital Regional de Juazeiro é a principal referências do norte da Bahia. É aqui que chegam os casos mais graves — nas áreas de clínica médica, nefrologia com hemodiálise, oncologia clínica e cirúrgica ( cirurgia Oncologica, cirurgia de cabeça e pescoço, mastologia e urologia), onco-hematologia e cirurgia geral, além da urgência e emergência.

Aqui também funciona o único serviço de radioterapia de todo o Vale do São Francisco, atendendo não só a Bahia, mas também pacientes de cidades do sertão de Pernambuco.

É aqui que famílias buscam assistência médica quando mais precisam.

E é por isso que o que está acontecendo não pode ser tratado com naturalidade.

Por trás de cada atendimento, existem profissionais médicos que também têm responsabilidades, famílias e compromissos — e como todo trabalhador, precisa receber pelo serviço prestado.

A população do norte da Bahia merece saber que o cuidado que recebe hoje está sendo mantido apesar de falhas graves que persistem sem solução.

Além disso, alguns serviços já foram impactados e estão sendo suspensos, serviços esses que irão impactar na assistência do usuário SUS:

– Suspensão de novas consultas e consultas de seguimento de pacientes com câncer. ( cirurgias do câncer, quimioterapias e radioterapia )

– Suspensão de cirurgias eletivas

– Suspensão de ambulatórios

Suspensão de exames de imagens

– Restrição de todos os serviços não urgentes e não emergenciais

Não se trata de apontar culpados nesta carta.

Trata-se de expor uma realidade que não pode mais permanecer invisível.

A saúde pública não pode depender de sacrifícios silenciosos.

Ela precisa de estrutura, de respeito e de responsabilidade.

Seguiremos ao lado dos nossos pacientes — como sempre estivemos.

Mas é preciso que todos compreendam:

o que hoje ainda funciona, resiste.

E resistir não pode ser a base de um sistema que lida com vidas.

Atenciosamente,

Médicos do Hospital Regional de Juazeiro

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome