A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira (9) a primeira edição do Juá Café, encontro voltado à avaliação das ações do Programa Juá Integral, iniciativa que fortalece a Educação em Tempo Integral na rede municipal de ensino.
O evento aconteceu no auditório da Seduc, nos turnos da manhã e da tarde, reunindo as equipes gestoras das 12 escolas que atualmente integram o programa. Implantado neste ano, o Juá Integral é desenvolvido em parceria com o Instituto Escola da Escolha (IEE).
Com uma metodologia baseada em rodas de conversa e um café compartilhado, o encontro teve como objetivo promover um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências sobre as ações desenvolvidas durante o primeiro semestre de implantação do programa. Além da avaliação das práticas já realizadas, gestores e coordenadores discutiram desafios, compartilharam experiências exitosas e construíram estratégias para o fortalecimento da Educação em Tempo Integral na rede municipal.
O Programa Juá Integral amplia a jornada escolar para aproximadamente nove horas diárias, oferecendo, além das atividades curriculares, experiências que contribuem para o desenvolvimento acadêmico, social, emocional e pessoal dos estudantes. A iniciativa também fortalece o trabalho pedagógico, com dedicação integral das equipes escolares e foco na melhoria da aprendizagem, na redução da evasão escolar e na formação integral dos alunos.
Para a diretora do Programa Juá Integral, o principal objetivo do encontro foi fortalecer a implantação da política pública por meio do compartilhamento de experiências entre as escolas.
“A ideia é que as experiências exitosas possam inspirar outras escolas, fortalecendo a implantação do programa em toda a rede. Mais do que ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, nosso objetivo é garantir que cada unidade ofereça uma educação cada vez mais significativa, acolhedora e de qualidade para os nossos estudantes.”
A programação foi encerrada nesta sexta-feira (10), no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, com a realização do Fórum de Protagonismo. O momento reuniu estudantes líderes dos 4º, 5º, 6º e 9º anos das escolas participantes, que apresentaram projetos de Boas Práticas e Protagonismo desenvolvidos em sala de aula com o acompanhamento dos professores.
Durante o evento, a jovem protagonista do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Lara dos Santos, compartilhou sua experiência como ex-estudante da Educação em Tempo Integral em Petrolina e destacou a transformação proporcionada pelo programa.
“É importante retornar às escolas porque esse foi um modelo que impactou a minha vida. Quando ingressei nesse modelo de ensino, eu sequer acreditava que um dia poderia entrar em uma universidade. A Educação em Tempo Integral transformou a minha trajetória de forma tão positiva que hoje retorno às escolas para continuar levando essas sementinhas às novas gerações, para que outros estudantes também possam viver o mesmo impacto que eu tive na minha vida.”
Atualmente, Juazeiro conta com 22 escolas de Tempo Integral. A implantação do novo modelo pedagógico ocorre de forma gradual, contemplando 12 unidades neste ano de 2026 e outras 10 em 2027.
Ascom



