Quem pretende acompanhar ou participar dos tradicionais desfiles militar e cívico de 7 de Setembro, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, deve se preparar para uma manhã de muito calor e tempo seco. Segundo a previsão do Climatempo, o feriado terá sol, sem previsão de chuva, com temperaturas elevadas no município.
De acordo com a previsão, os termômetros devem marcar aproximadamente 26°C às 8h, horário próximo ao início da concentração e do desfile militar. Às 10h, a temperatura deve chegar aos 31°C.
Por volta do meio-dia, quando o desfile civil estará em andamento e próximo do encerramento, a previsão aponta 35°C. Ainda conforme a previsão, o calor não dará trégua para quem decidir permanecer na região central para acompanhar a programação festiva.
Às 14h, os termômetros podem chegar aos 37°C, e às 16h a temperatura ainda deve estar em aproximadamente 36°C. A partir das 15h, a Avenida Adolfo Viana receberá uma programação musical em trio elétrico, com apresentações de Pierre Onassis, Igor Kannário e Heitor Costa.
Confira a previsão ao longo do dia
8h: 26°C
10h: 31°C
12h: 35°C
14h: 37°C
16h: 36°C
18h: 33°C
20h: 30°C
22h: 28°C
Além das temperaturas elevadas, outro fator de atenção é a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% nos períodos mais secos do dia. A Defesa Civil de Juazeiro destaca que a baixa umidade e o calor exigem atenção de quem permanecerá por várias horas exposto ao sol.
Para quem pretende acompanhar tanto o desfile quanto os shows da tarde, a recomendação é reforçar a hidratação e buscar proteção contra o sol, especialmente entre o fim da manhã e o meio da tarde.
Em caso de problemas respiratórios, a orientação é procurar atendimento médico. Ocorrências de incêndio em áreas de vegetação podem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A população também pode acionar a Defesa Civil de Juazeiro pelo WhatsApp (74) 9 9981-1279 ou pelo e-mail defesacivildejuazeiro@gmail.com.
Programação do 7 de Setembro
A programação começa às 7h, com a concentração dos militares na Rua José Petitinga e das escolas na Orla Nova. Às 7h30, está prevista a solenidade de hasteamento da bandeira no Paço Municipal.
O desfile militar começa às 8h30, enquanto o desfile civil terá início às 9h. O encerramento está previsto para 12h30.
O desfile cívico-militar contará com a participação da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal e Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana, além das escolas e demais instituições participantes.
Neste ano, a programação tem como tema “Juazeiro, Flor do São Francisco: Escrevendo uma história de pertencimento e sustentabilidade”.
Segundo a Prefeitura de Juazeiro, aproximadamente 7.407 estudantes e 18 instituições e escolas públicas e particulares participarão da programação cívica.
Redação PNB



