Moradores do Rio Jordão relatam negativa de atendimento na UBS Argemiro, em Juazeiro; Sesau afirma que assistência não pode ser negada

0

Moradores do bairro Rio Jordão, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar que estão sendo impedidos de buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Argemiro, onde a comunidade era atendida. Segundo um dos moradores, a equipe da unidade estaria informando que, por determinação da gestão, a população do bairro deve procurar outra UBS.

“Venho aqui em nome de todos os moradores do bairro Rio Jordão relatar um problema que está acontecendo aqui no posto do Argemiro, para que algum órgão tome alguma providência. Nós somos de área descoberta, pois não temos agente de saúde. Nós sempre tivemos atendimento na UBS do Argemiro, mas agora, quando vamos lá para nos consultar, a enfermeira e a recepcionista dizem que, por ordem do enfermeiro, não podem mais atender ninguém do bairro Rio Jordão. Cheguei lá com minha criança pela manhã, com febre, e eles negaram o atendimento, pedindo para esperar até as 17h para ser atendido pela UBS do CAIC. Se for caso de morrer, morre, porque tem que esperar até as 17h”, desabafou uma usuária.

Diante da situação, os moradores cobram uma solução da Secretaria Municipal de Saúde e alertam que poderão realizar um protesto caso o problema não seja resolvido.

“Isso está errado. Então, se não resolver, nós, moradores da área descoberta do Rio Jordão, vamos protestar na Secretaria de Saúde ou até na Prefeitura”, afirmou.

Em nota ao Portal Preto no Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que a situação já chegou ao conhecimento da gestão e que o caso foi discutido com a equipe da UBS Argemiro.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a situação relatada sobre o atendimento aos moradores do Rio Jordão já chegou ao conhecimento da gestão e foi dialogada com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Argemiro.

A Sesau reforça que o Rio Jordão é, atualmente, uma área sem cobertura de Agente Comunitário de Saúde, mas sua população sempre foi atendida pela UBS Argemiro. Com a implantação do Corujão da Saúde, a comunidade também foi vinculada ao território de atendimento da UBS CAIC, com o objetivo de ampliar as possibilidades de acesso aos serviços.

A gestão reitera que essa medida não impede o atendimento dos moradores do Rio Jordão pela UBS Argemiro e que não admite a negativa de assistência à comunidade. Diante do novo relato, a Sesau retomará o diálogo com a equipe para reforçar as orientações.

A Secretaria destaca, ainda, que está prevista uma reorganização dos territórios de cobertura das unidades de saúde. Quando concluída, qualquer alteração será devidamente comunicada à população.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome