Moradores do Projeto Mandacaru I, das vilas circunvizinhas e de outras comunidades da zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, relatam que estão há mais de 24 horas sem abastecimento de água. Segundo os relatos enviados ao Portal Preto no Branco, as interrupções são frequentes e têm causado dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia.
“Estamos com um problema grave no Projeto Mandacaru, nas vilas e nos projetos também. Estamos sem água há mais de 24 horas. Durante o mês, é falta direto, constante”, relatou um morador.
Ainda de acordo com os relatos, a situação tem provocado preocupação entre os moradores, que enfrentam dificuldades para tomar banho e preparar alimentos.
“O povo está agoniado para tomar banho, para fazer comida. Estão indo pegar água dentro dos canais, que provavelmente recebem veneno ou algum produto usado nas roças”, acrescentou
Em resposta enviada ao PNB, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informou, por meio de comunicado, que a equipe de manutenção aguarda o restabelecimento total da energia elétrica na região de Mandacaru I para religar o sistema de abastecimento de Barrinha do Cambão.
Segundo o órgão, a energia elétrica havia sido restabelecida no final da tarde do dia anterior, mas uma das fases voltou a cair durante a noite, impossibilitando o funcionamento das bombas.
O SAAE informou ainda que a Neoenergia Coelba já foi notificada e que a equipe aguarda o reparo da rede elétrica para que o abastecimento seja normalizado.
De acordo com o comunicado, as comunidades afetadas são: Vila Juca Viana, Mandacaru I, Porto de Pedra, Ilha Grande, Barrinha do Cambão, Lagoa da Areia e Ponta D’Água.
Até o momento, o comunicado não informa uma previsão para a conclusão do reparo elétrico e a normalização do fornecimento de água nas localidades atingidas.
Redação PNB



