Mulheres de axé reverenciam as iabás em cortejo contra o machismo em Juazeiro

0

Mulheres de religiões de matriz africana realizaram, na sexta-feira (30), um cortejo pelas ruas de Juazeiro, no norte da Bahia, em homenagem às iabás, orixás femininas associadas a diferentes forças da natureza e aspectos da vida nas tradições afro-brasileiras. A mobilização reuniu curimbeiras e atabaqueiras, que saíram da Orla 2 em direção ao Centro de Cultura João Gilberto, ao som de tambores e com as mãos erguidas, em uma manifestação contra o machismo e o patriarcado.

Articulado pela produtora Milena Silva em parceria com o grupo Curimbeira do Axé, o ato buscou destacar o protagonismo feminino nas religiões de matriz africana e ampliar a visibilidade dessas mulheres fora dos terreiros. Segundo Milena, a proposta é “evidenciar a potência das mulheres”. A produtora também destacou a importância da reverência a Exu e Oxum, divindades presentes nas tradições afro-brasileiras, na abertura de um evento que valoriza a ancestralidade e a relação cultural com as águas do Rio São Francisco, conhecido como Opará.

A manifestação abriu a programação do Festival do Bosque 2026, que tem como tema “Axé pra quem é de música”. Neste sábado (31), o evento segue no Centro de Cultura João Gilberto, com apresentação do Ilê Aiyê, às 20h30. O encerramento acontece no domingo (1º), na Ilha do Fogo.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome