
(foto: Reprodução/internet)
Morreu nesta quinta-feira (2), em Juazeiro, uma paciente que aguardava por uma cirurgia cardíaca há sete anos. Ela passou mal na quarta-feira (1°) e morreu depois de sofrer quatro paradas cardíacas.
De acordo com as informações do G1 Bahia, Josilene foi socorrida por familiares, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas com a demora da chegada da ambulância, um vizinho a levou até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi atendida.
Na UPA, a paciente foi medicada, mas sofreu quatro paradas cardíacas e morreu. A dona de casa, que foi sepultada no mesmo dia, deixou sete filhos.
Josilene foi diagnosticada há sete anos com com miocardiopatia, doença que compromete o funcionamento do miocárdio, músculo do coração. Na época, ela procurou a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro para tentar agendar uma cirurgia prescrita pelo médico, no entanto, foi informada de que o procedimento só poderia ser realizado em Salvador.
Em nota divulgada ao G1, a Secretaria lamentou a morte da dona de casa e disse que a cirurgia que ela precisava não poderia ser feita em Juazeiro, que já tinha encaminhado a solicitação do procedimento para Salvador e esperava uma vaga em um hospital de referência para alta complexidade.
Já a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que como a paciente não estava internada em uma unidade de saúde, caberia ao setor de Regulação de Juazeiro encontrar uma vaga para ela na capital.
Da Redação



