
(foto: reprodução/internet)
Uma portaria publicada pela Autarquia de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) determina que mototaxistas de Petrolina estão proibidos de utilizar a balaclava, conhecida como touca ninja, durante os serviços. A publicação aconteceu na semana passada.
A justificativa da decisão, conforme a Ammpla, é que a mensagem presidencial 1.483/00 prevê a utilização da touca apenas por policiais em ações táticas especiais. A medida busca, segundo a autarquia, garantir a segurança dos usuários do serviço dos mototaxistas e combater o transporte irregular que pode oferecer risco à população.
O mototaxista que for flagrado com a touca ninja pode ser autuado e pagar uma multa de R$ 150 como prevê o Decreto 83 de 2009.
Segundo a Ammpla, as fiscalizações estão sendo intensificadas com o intuito de orientar sobre as exigências do município acerca da prestação deste tipo de serviço. Para trabalhar com transporte complementar em Petrolina, é preciso requerer junto à Ammpla um Termo de Permissão (TP) cujo número deve ficar afixado no veículo autorizado.

(foto: reprodução/internet)
A touca
A balaclava é uma peça utilizada por grupos de operações policiais dos Estados da Federação com o objetivo de servir como proteção da face do agente contra pequenos estilhaços, farpas ou fragmentos em combate, além de possibilitar a camuflagem completa do agente nas operações realizadas, dissimulando sua expressão facial.
Da Redação

