Preto no Branco

26382 POSTS 1 COMENTÁRIOS

SEC abre inscrições para processo seletivo estadual do Programa Fulbright DAI

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) abriu inscrições para o processo de seleção estadual de professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da rede pública que desejam participar do Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa – Fulbright Distinguished Awards in Teaching (Fulbright DAI). A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação de docentes que atuam no ensino da língua inglesa. Os interessados devem realizar as inscrições até às 18h do dia 6 de março de 2026, por meio do formulário disponibilizado pela SEC no link https://bit.ly/4rwGkEC.

O Fulbright DAI, iniciativa patrocinada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, Bureau of Educational and Cultural Affairs, administrado no Brasil pela Comissão Fulbright Brasil, é um programa internacional de formação que oferece a professores de Inglês a oportunidade de realizar um curso de aperfeiçoamento com duração de um semestre acadêmico (cinco meses), nos Estados Unidos. A formação inclui aulas e treinamentos intensivos em metodologias de ensino, planejamento pedagógico, estratégias educacionais, liderança e uso de tecnologias na educação, além de um estágio supervisionado em escola de Ensino Médio norte-americana, possibilitando a troca de experiências com educadores de diversos países.

Para se candidatar, é necessário ser cidadão brasileiro; possuir licenciatura em Língua Inglesa concluída após 31 de dezembro de 2010; ter, no mínimo, cinco anos de experiência no ensino da Língua Inglesa após a graduação; e comprovar proficiência em inglês. O programa é destinado, exclusivamente, a professores efetivos de Língua Inglesa do Ensino Médio, com estágio probatório concluído, que atuem no Ensino Médio regular da rede pública estadual, dedicando pelo menos 50% da carga horária ao ensino da disciplina. Educadores que já tenham participado de edições anteriores do Fulbright DAI ou do Programa ILEP não são elegíveis.

De acordo com o assessor Especial para IA na Educação da SEC, Iuri Rubim, a participação de professores da rede estadual em iniciativas internacionais, como o Fulbright DAI, fortalece a educação pública baiana. “Mesmo sendo um programa que contempla poucos professores por edição, o impacto é significativo, pois qualifica o nosso quadro docente, amplia o repertório pedagógico e contribui para a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios de um mundo globalizado. A SEC garante a manutenção do vínculo funcional do professor selecionado, assegurando o pagamento do salário durante todo o período de realização do curso no exterior. ”, destaca.

Experiência internacional fortalece formação de professores da rede estadual

A rede estadual da Bahia já registra experiências exitosas com o programa. Em 2025, um professor da rede foi selecionado para participar do Fulbright DAI e avançou até a etapa internacional, com intercâmbio previsto para o segundo semestre de 2026. Trata-se do professor Leandro dos Santos Nascimento, que leciona no Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior.

Para o docente, a participação no programa representa uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. “A experiência de participar da seletiva foi incrível. Foi um processo muito difícil. Então, cada etapa superada foi celebrada com muita alegria não só por mim, mas pelos meus pares e pela gestão da escola, que sempre me deu todo o apoio que precisei. Será uma experiência maravilhosa e uma oportunidade única de aprender e compartilhar práticas pedagógicas com professores de todo o mundo, tendo como o objetivo principal contribuir com a minha comunidade e com toda a rede estadual”, afirma Leandro.

Como parte da política de valorização e formação continuada, a Secretaria da Educação pretende garantir que os professores que participarem do intercâmbio compartilhem os conhecimentos adquiridos com outros docentes da rede. A proposta é promover formações, oficinas e momentos pedagógicos, ampliando o alcance dos aprendizados construídos durante a experiência internacional e fortalecendo o ensino da Língua Inglesa na rede estadual.

Ascom/SEC

Ministro Rui Costa, Senador Jaques Wagner e Governador em Exercício Geraldo Júnior confirmam presença nos 37 anos de Sobradinho 

0

 

No próximo dia 24 de fevereiro, o município de Sobradinho completa 37 anos de emancipação política e, para comemorar a data, estarão presentes o Ministro da Casa Civil Rui Costa, o Senador Jaques Wagner e o Governador em Exercício Geraldo Júnior.

As autoridades já confirmaram presença para uma agenda de entregas e anúncios que confirmam a parceria do município com os governos estadual e federal.

Durante as comemorações, a comitiva, juntamente com a equipe do Prefeito Cleivynho Sampaio, vai participar de inaugurações estratégicas, visitar obras em andamento e apresentar novas frentes de serviços no município.

Entre os destaques está a inauguração da nova Creche Municipal Miguel Lustoza Leite, um investimento que soma R$ 2.199.110,08, sendo R$ 664.075, 87 de recursos próprios do município e R$ 1.535.034, 21 oriundos do FNDE.

Outro marco será a entrega da nova Escola Municipal Maria Ribeiro, um empreendimento  orçado em R$ 4.556.381,71, realizado integralmente com recursos próprios, numa demonstração de planejamento e compromisso com o ensino público.

“Nestes 37 anos, vamos demonstrar o nosso orgulho de ser Sobradinho com ações concretas que reafirmam o nosso compromisso com o desenvolvimento do nosso município. Vamos celebrar com inaugurações, anúncios de mais obras e serviços e com muita honra receberemos os representantes dos governos estadual e federal, parceiros fortes da nossa gestão. Tê-los aqui nesta data tão especial é uma prova de que Sobradinho é uma cidade forte, vivendo o progresso”, declarou o prefeito.

Ascom/PMS

Usuária da UBS do bairro Antônio conselheiro, em Juazeiro, cobra: “Precisamos de um outro médico com urgência. É um sufoco pra conseguirmos uma vaga”

0

 

Uma usuária da Unidade Básica de Saúde que atende ao bairro Antônio conselheiro, em Juazeiro, fez contato como nossa redação para cobrar a contratação de mais um profissional médico. Pela argumenta que na UBS existe apenas uma médica, o que não é suficiente para atender toda a demanda.

“Existe uma médica só pra uma população que é grande e aumenta a cada dia, pois o  bairro só cresce. Eu vejo outros postos têm mais de um médico e todo mundo consegue atendimento. Já na UBS do CAIC é um sufoco pra conseguirmos uma vaga e, quando conseguimos, as vezes não somos atendidos no dia marcado, por conta que a médica está em treinamento ou por algum motivo não pode ir. A gente fica na mão, perde até dia de trabalho, as vezes tem um exame pra mostrar com urgência e não temos condições de irmos ao médico particular. A gente fica sem saber quando vai ter outro médico, pois precisamos de um outro profissional com urgência”, cobrou.

Encaminhamos a cobrança para a Secretaria de Saúde. Em resposta, a SESAU informou que “a profissional comunicou sua decisão de desligamento. Tão logo o pedido seja formalizado, a substituição será efetivada, assegurando a continuidade da assistência. Um novo médico foi designado para assumir as atividades, sem prejuízo ao atendimento dos usuários. A Sesau reafirma seu compromisso com a transparência, a organização dos serviços e o cuidado com a população de Juazeiro”.

Reclamação anterior

Uma usuária do sistema público de saúde procurou o Portal Preto no Branco para criticar a precariedade no atendimento da Unidade Básica de Saúde CAIC. Segundo o relato, a unidade contava com apenas uma médica e, a partir da próxima semana, ficará totalmente sem atendimento médico.

“Já era difícil porque só tinha uma médica. Agora fomos informados que, a partir da semana que vem, não vai ter atendimento nenhum”, relata a usuária, preocupada com a situação.

Além da ausência de profissionais médicos, a moradora afirma que outro serviço essencial também foi suspenso. “A recepção informou que a UBS também não está aplicando vacinas. Quem precisa se vacinar está tendo que procurar outras unidades, sem nenhuma orientação clara”, denuncia.

De acordo com a usuária, não há informações sobre quando os serviços serão normalizados. “Não dizem quando o atendimento médico vai voltar, nem quando a vacinação será retomada. A população fica sem saber o que fazer”, afirma.

Um comunicado afixado na unidade informa sobre suspensão de atendimentos de rotina por manutenção de infraestrutura, mantendo apenas casos de urgência e emergência, além do cuidado com gestantes.

O PNB encaminhou os relatos da usuária para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de informações. Em nota, a SESAU informou que “A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que, com relação à sala de vacinação do CAIC, o aparelho de ar-condicionado apresentou problemas em decorrência do furto da condensadora. A situação já está sendo resolvida e medidas administrativas e operacionais estão sendo adotadas para garantir a retomada plena dos atendimentos, preservando a qualidade e a segurança dos serviços prestados à população. No que diz respeito à equipe médica, a Sesau esclarece que a profissional comunicou sua decisão de desligamento. Tão logo o pedido seja formalizado, a substituição será efetivada, assegurando a continuidade da assistência. Um novo médico foi designado para assumir as atividades, sem prejuízo ao atendimento dos usuários. A Sesau reafirma seu compromisso com a transparência, a organização dos serviços e o cuidado com a população de Juazeiro”.

Redação PNB 

Polícia Civil recupera aparelho celular furtado durante o Carnaval de Juazeiro

0

 

A Polícia Civil da Bahia, por intermédio do GATTI-NORTE e do Núcleo de Inteligência da 17ª COORPIN/Juazeiro, recuperou e restituiu ao proprietário mais um aparelho celular furtado durante o Carnaval no circuito oficial da festa.

O dispositivo foi localizado após diligências investigativas e procedimentos internos de verificação, que possibilitaram a identificação segura do verdadeiro dono. A vítima compareceu à unidade policial, onde recebeu formalmente o bem subtraído.

A ação integra o conjunto de medidas estratégicas adotadas pela Polícia Civil voltadas à identificação de vítimas, rastreamento e recuperação de objetos furtados, bem como à responsabilização dos autores dos crimes praticados durante o evento carnavalesco.

Ascom/17ª COORPIN

“Essa cena vem me tirando a paz”: Moradora denuncia suposto caso de maus tratos contra cão que vive acorrentado e exposto ao sol, no Ouro Preto, Petrolina

0

 

Uma moradora do bairro Ouro Preto, em Petrolina, em contato com nossa redação, denunciou um suposto caso de maus tratos contra um cão que, segundo ela, vive acorrentado, em local inapropriado, e exposto ao sol.

“Essa cena vem me tirando a paz e, infelizmente, eu não posso fazer nada, além de denunciar para que chegue ao conhecimento dos órgãos competentes. Todos os dias que passo por este local, vejo esse animal acorrentado no sol escaldante e ele lá recebendo todo o calor. A vasilha da água está sempre virada, ou seja, não deve receber água suficiente. .Eu gostaria muito que esse caso fosse denunciado para que a situação mudasse. Fica no bairro Ouro Preto, por trás do Assai”, contou a moradora pedindo providências ao poder público.

Estamos encaminhando a denúncia para o setor responsável da Prefeitura de Petrolina.

Redação PNB 

Diretor do SAAE de Sento Sé visita Central das Associações em Jacobina para conhecer modelo de gestão comunitária

0

 

O diretor do SAAE de Sento Sé, Joaquim Ferreira, realizou visita técnica à Central das Associações para Abastecimento de Água, no município de Jacobina, com o objetivo de conhecer de perto o modelo de associativismo adotado na gestão do abastecimento hídrico em comunidades rurais.

A Central é reconhecida nacionalmente como referência em políticas públicas de saneamento rural, atuando em parceria com o Governo do Estado e associações locais para garantir o funcionamento e a manutenção dos sistemas de água em localidades onde a operação direta pelo SAAE não é viável financeiramente.

Segundo Joaquim Ferreira, a visita teve caráter estratégico. “A ideia é avaliar como funciona esse modelo para as comunidades de Sento-Sé que não são operadas pelo SAAE. Eles trabalham de forma compartilhada com as associações locais e desenvolvem um trabalho muito bonito, reconhecido nacionalmente. Viemos conhecer o funcionamento para apresentar o projeto à prefeita e analisar a viabilidade de implantar algo semelhante no município”, destacou.

Ascom PMSSE

“Dentro do prazo previsto no cronograma de execução”, justifica prefeitura após cobrança por conclusão da rotatória do bairro Centenário, Juazeiro

1

 

Após cobrança de moradores, a Secretaria de Obras Estruturantes de Juazeiro (SOEST) se manifestou sobre o andamento da construção da rotatória situada entre os bairros Centenário e Maria Goretti, em Juazeiro. Iniciado há 3 meses, o serviço não foi concluído e os moradores pediram explicações à prefeitura.

A SOEST informou que “a obra de implantação da rotatória localizada entre os bairros Maria Goretti e Centenário, em Juazeiro, segue em andamento e dentro do prazo previsto no cronograma de execução”.

“Tá de rosca!”

Iniciada no dia 19 de setembro do ano passado, há exatos 3 meses, a construção da rotatória situada entre os bairros Centenário e Maria Goretti, em Juazeiro, até o momento sem conclusão, continua intrigando os moradores. Eles cobram explicações à Secretaria Municipal de Obras Estruturantes, responsável pelo programa ProJua – Programa Juazeiro Avança.

“Iniciaram a construção da uma rotatória aqui na Avenida Luiz Inácio, mas os serviços pararam. Os trabalhadores aparecem, somem, e nada de sair este serviço. Tá de rosca!” observou uma moradora que fez contato com nossa redação.

“Uma obra simples que já se arrasta por 3 meses sem conclusão. O que está acontecendo? Não vemos o serviço andar. A gestão precisa acelerar. Chega de justificativas”, cobrou um  morador.

“Esperamos uma ação imediata da prefeitura, pois não tem mais desculpas para tanta demora”, cobrou outro morador.

Em novembro passado, procurada pelo PNB, a Soest informou que a equipe de engenharia estava realizando ajustes no projeto da nova rotatória em função do canal da Avenida Luiz Inácio Lula da Silva.

“A Soest reforça que eventuais transtornos durante a execução são temporários, enquanto os benefícios serão permanentes. A secretaria segue acompanhando de perto todas as etapas para reduzir impactos e assegurar a qualidade dos serviços”.

Segundo a pasta, “o projeto completo contempla a pavimentação integral da Avenida Ozelina Dias, a requalificação do canteiro central da Rua 01, no bairro Alto da Maravilha, além da construção de quatro rotatórias estratégicas nos seguintes pontos: Feira do Alto da Maravilha, encontro da Ozelina Dias com a Adolfo Viana, acesso ao bairro Novo Encontro e Praça do Centenário. A iniciativa busca solucionar um dos trechos mais críticos da cidade, garantindo maior fluidez no tráfego, acessibilidade e segurança para toda a população”.

 

Redação PNB

“Finalmente, tiraram o trambolho de Ledo Ivo da Praça do Centenário”, comemoram moradores; artista disparou rojões para intimidar os trabalhadores e GCM agiu

1

 

“Finalmente, tiraram o trambolho da praça”, comemorou uma moradora da Praça Américo Tanuri, bairro Centenário, em Juazeiro, referindo-se a retirada de uma estrutura de ferro deixada no espaço público pelo artista plástico juazeirense Ledo Ivo.

A ação de retirada ocorreu na manhã desta sexta-feira (20) e, mais uma vez, sob protesto do artista que, segundo os moradores, disparou rojões para intimidar os trabalhadores que realizavam o serviço.

“Desta vez não deu certo para ele, pois a equipe da prefeitura veio com forte esquema de segurança da Guarda Municipal. Ele ensaiou o ‘barraco’ de sempre, mas ficamos livres daquele trambolho que restava e representava risco, pois estava todo enferrujado”, contou a moradora.

Desta vez a prefeitura veio preparada pra recolher os restos do que seria ‘arte’ na Praça Américo Tanuri. A secretaria veio amparada pela Guarda Municipal. Até que enfim”, disse outra moradora do bairro.

Agora, os moradores cobram a revitalização da praça que está “completamente destruída”.

“Não existe mais praça, apenas um local abandonado, onde antes já fora um espaço de lazer e convivência que reunia os jovens, os idosos do bairro e era bastante utilizado pelos moradores. Que a prefeitura se apresse em fazer uma grande reforma e nos devolva a nossa praça”, reivindicou a moradora.

Episódio anterior

Em dezembro do ano passado, após perceber que uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos estava retirando a estrutura de ferro que ocupava a Praça Américo Tanuri, Ledo Ivo foi tomar satisfação, tentando intimidar os trabalhadores, chegando a ameaçá-los com uma faca.

“Estamos sendo ameaçados pelo Ledo Ivo. Ele, com uma faca, querendo ameaçar o povo. Muito violento ele. Quebrou todo equipamento nosso. Veio com violência pra cima da gente, sacando uma faca”, contou um trabalhador.

“Ele agrediu verbalmente os trabalhadores que estavam cumprindo ordens da SESP, sendo bastante agressivo e chegou a apontar uma faca para intimidá-los. A retirada do trambolho que ele largou na praça já era um pedido antigo dos moradores”, relatou uma pessoa que presenciou a cena.

De acordo com a equipe, um morador que passava pelo local interveio em defesa dos trabalhadores e Ledo Ivo também o ameaçou com a arma.

“Um morador foi nos defender e ele apontou a faca. O rapaz chegou pra defender a gente e ele tentou esfaquear. Se não fosse esse morador, ele tinha feito uma arte”, disse o servidor.

Acionada, a Guarda Civil Municipal abordou o artista plástico e em seguida o liberou.

Reincidência 

Em maio passado, a Prefeitura de Juazeiro iniciou a retirada das peças de Ledo Ivo, que estavam na Praça Américo Tanury, no bairro Centenário, e em outros pontos da cidade. O artista chegou a reagir e a praticar atos de vandalismo ateando fogo nas árvores da praça e ameaçando moradores.

Segundo informações da Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH), ao todo, foram retiradas 12 esculturas apenas da Praça Américo Tanury. Também foi retirada a escultura do “Ovo”, localizada no contorno do bairro Novo Encontro.

Ainda conforme o órgão, as peças foram removidas e encaminhadas para o depósito municipal.

“A medida atende a uma recomendação do Ministério Público, considerando o acúmulo desordenado de obras públicas ao longo de diversas gestões, sem regularização ou respaldo legal”, declarou a SOPH.

 

Redação PNB

Transforma Petrolina realizará Sarau Literário com programação especial para crianças neste domingo

0

 

A leitura tem o poder de despertar a imaginação e fortalecer o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Com esse propósito, o Transforma Petrolina realizará, neste domingo (22), às 9h, o lançamento da edição 2026 da Geladeira Cultural, no Parque Josepha Coelho, ao lado da sede do programa. A programação será marcada por um Sarau Literário, com música, recreação e atividades especiais voltadas para crianças e adolescentes.

O projeto de incentivo à leitura transformou uma geladeira desativada numa biblioteca comunitária que é abastecida com livros infantis e infantojuvenis doados pela população. O Sarau contará com a participação da escritora Marcela Franca, autora do livro Scamonis – O Outro Lado de Mim, e do violinista Otávio Duarte, que abrilhantará  o evento com um repertório especial.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando,  a presença das crianças será muito importante neste dia.  “Queremos que as crianças aproveitem o parque não apenas para brincar, mas também para descobrir o prazer da leitura. A Geladeira Cultural é isso, um convite permanente ao conhecimento e a imaginação”,  destaca.

Ascom