Redação

33305 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Vice-governador de Goiás e candidato a prefeito são baleados em atentado

0

O governador em exercício de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior, que é vice-governador e secretário de Segurança do estado, foi baleado hoje (28) quando participava de uma carreata do candidato à prefeitura do município de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB). Ex-prefeito da cidade e ex-deputado federal, Rocha também foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

De acordo a assessoria de imprensa da vice-governadoria de Goiás, José Eliton foi submetido a uma cirurgia e será removido em um helicóptero UTI Vida para Goiânia.

Segundo relatos de pessoas próximas ao governador em exercício, durante a evolução da carreata, um carro, na contramão, foi de encontro ao veículo em que estavam José Eliton e José Gomes da Rocha. O motorista do carro descarregou uma pistola na direção dos dois, atingindo também um policial militar que atuava na segurança do vice- governador. José Eliton levou dois tiros na região abdominal.

O autor dos disparos foi morto pela equipe de segurança do vice-governador e ainda não teve a identidade revelada pelas autoridades goianas.

EBC

Pacientes com doenças raras fazem vigília em frente ao STF

0

Pacientes com doenças raras e suas famílias fazem, desde a noite de ontem (27), uma vigília em Brasília, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a realidade desses pacientes.

Segundo o coordenador de Atendimento da Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Doenças Graves (Afag), Fábio Marques, a ideia do grupo é fazer um abaixo-assinado com até 500 mil assinaturas que serão entregues ao Supremo, onde tramitam ações que tratam do fornecimento de remédios de alto custo que não estão disponíveis na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) e também de medicamentos não registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com Marques, ontem um grupo de cerca de 30 pessoas deu início à vigília. A ideia é que hoje o movimento continue ao longo de todo o dia. Para a sessão do STF desta tarde, está prevista a retomada do julgamento de dois recursos sobre o tema dos medicamentos. O julgamento teve início no último dia 15, mas foi suspenso por um pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso. A sessão do plenário está prevista para começar às 14h.

Em um dos casos, o estado do Rio Grande do Norte levou um recurso à Corte para não ser obrigado a fornecer um medicamento de alto custo a uma paciente. No segundo caso, o recurso é de uma paciente que teve negado o fornecimento de um remédio pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, porque o medicamento não tinha registro na Anvisa.

Voto do relator

O ministro Marco Aurélio, relator das duas ações que estão sendo analisadas, chegou a ler seu voto. Segundo o STF, o relator entendeu que o estado pode ser obrigado a fornecer o medicamento que não está disponível no SUS quando o paciente comprovar que o remédio é imprescindível e que a pessoa não tem condições financeiras de comprá-lo. Mas, para o ministro, o estado não pode ser obrigado a fornecer os remédios que não estão registrados na Anvisa.

Segundo Fábio Marques, a estimativa é que em todo o país cerca de 13 milhões de pessoas tenham alguma doença rara. A filha dele tem mucopolissacaridose, uma doença degenerativa. “Como pai, eu creio, tenho que acreditar que o Supremo dê um parecer favorável a esses pacientes. São 13 milhões de pacientes. Não são todos que vão ter a indicação de tratamento, mas que ele [STF] respeite a Constituição”, disse o coordenador. Segundo ele, existem medicamentos que aguardam o registro da Anvisa há cinco anos. Muitos desses remédios, de acordo com Marques, já tiveram uso aprovado em outros países, mas ainda não estão registrados no Brasil.

Margareth Mendes foi diagnosticada em 2012 com uma doença raríssima e precisa de um medicamento não registrado e de alto custo. “Cada frasco é R$ 26 mil e uso seis ao mês, fora os outros medicamentos que uso pelas sequelas da doença.” Por causa da doença, Margareth não trabalha. A paciente conta que, devido à falta de registro do medicamento, ela só consegue o remédio na Justiça. “Só via judicial, porque ele não é aprovado pela Anvisa e não é fornecido pelo SUS”, disse.

Deise Zanin é portadora de mucopolissacaridose e preside uma associação gaúcha que reúne pacientes com a doença. Ela conta que o medicamento usado para o tratamento já é registrado, mas é de alto custo e não está na lista do SUS. “É um medicamento de alto custo produzido fora do Brasil. Para cada tipo específico [da doença], [o remédio] é produzido em um país e só se consegue por via judicial. São medicamentos já registrados na Anvisa, mas que ainda não fazem parte da lista do SUS, nem para medicamento excepcionais. Só conseguimos o tratamento por via judicial.”

No caso de Deise, o tratamento varia de R$ 100 a R$ 150 mil por mês. “Não tenho condições. Mesmo se eu fosse uma pessoa com uma renda alta, R$ 150 mil no mês é muito difícil de você ter. Se fosse um mês e depois não precisasse mais tomar, venderia a casa, alguma coisa, para curar, mas não tem cura. Nossa única esperança de qualidade de vida é o medicamento. Tem que tomar o resto da vida.”

Agência Brasil

STF envia inquérito de Cunha e BTG à Justiça Federal em Brasília

0

001-1

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello decidiu, nesta terça (27), enviar à Justiça Federal em Brasília um inquérito que investiga se o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) beneficiou o grupo BTG em emendas de medidas provisórias que tramitaram na Câmara. A investigação, aberta em abril deste ano, corria no Supremo porque Cunha, enquanto parlamentar, possuía foro privilegiado. Na avaliação de Celso de Mello, ao ter o mandato cassado, no dia 12 deste mês, os casos relacionados a ele devem ficar sob a responsabilidade da primeira instância.

“Presente o contexto ora exposto, impõe-se acolher a promoção do eminente Chefe do Ministério Público da União, tendo em vista a cessação da investidura de Eduardo Cunha no exercício do mandato de Deputado Federal, eis que a situação político-jurídica que lhe garantia, constitucionalmente, prerrogativa de foro […] perante esta Corte deixou de prevalecer quando a Câmara decretou-lhe a perda do mandato parlamentar”, justificou o decano.

Em sua delação premiada, o senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) afirmou que é fato conhecido que “o presidente da Câmara funcionava como menino de recados de André Esteves, principalmente quando o assunto se relacionava a interesses do banco BTG, especialmente no que tange a emendas às medidas provisórias que tramitam no Congresso”, diz.

De acordo com a delação, o presidente da Câmara dos Deputados havia apresentado emenda a uma MP “possibilitando a utilização dos FCVS (Fundos de Compensação de Variações Salariais) para quitarem dívidas com a União”, o que seria do interesse do BTG e Esteves. Em novembro, após a prisão do Delcídio, a Polícia Federal encontrou um bilhete com o ex-chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, segundo o qual o BTG teria pago R$ 45 milhões a Cunha para mudar uma medida provisória em favor dos bancos.

“Em troca de uma emenda à medida provisória nº 608, o BTG Pactual, proprietário da massa falida do banco Bamerindus, o qual estava interessado em utilizar os créditos fiscais de tal massa, pagou ao deputado federal Eduardo Cunha a quantia de 45 milhões de reais”, dizia o texto do bilhete.

AÇÕES PENAIS

No último dia 14, o relator dos casos da Lava Jato no Supremo, ministro Teori Zavascki, também remeteu a instâncias inferiores as duas ações penais em que Eduardo Cunha é réu. Uma delas ficará sob a responsabilidade do juiz Sergio Moro, na primeira instância da Justiça Federal no Paraná, e a outra seguirá para o Tribunal Regional Federal, do Rio de Janeiro.

Moro cuidará do processo pelo qual o ex-parlamentar é acusado de manter contas não declaradas na Suíça. No TJ do Rio tramitará o processo que envolve também a ex-deputada e atual prefeita de Rio Bonito (RJ) Solange Almeida (PMDB). Ela e Cunha são acusados de terem atuado num esquema de pagamento de suborno referente a contratos da Petrobras para a aquisição de navios-sonda.

Bocão News

Multidão acompanha Paulo Bomfim

0

paulo-bomfim-caminhada

O bairro João Paulo II ficou pequeno para tanta gente nesta quarta-feira (27), durante a Puxada 65 do candidato a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB). Os moradores dos bairros Antônio Guilhermino, Nova Fé, Parque Residencial e João Paulo II foram às ruas levar o apoio e carinho ao candidato, e confirmar que a população já decidiu quem será o futuro prefeito de Juazeiro.

“Nosso candidato é Paulo Bomfim, é o melhor para nossa cidade, nós confiamos nele. O que Isaac fez pelo nosso bairro, nenhum prefeito antes tinha feito. Acredito que fomos os moradores mais beneficiados, ele entregou escolas; creches; mais de duas mil casas, eu, por exemplo, fui contemplada; quadra de esportes; tirou os esgotos das portas das casas do bairro inteiro; recuperou as avenidas, calçou ruas, foi muita obra. E nós só temos que agradecer ao prefeito Isaac, e no domingo votar em Paulo Bomfim, para que ele possa continuar cuidando da gente”, pontuou a moradora do João Paulo II, Viviane Santos.

Acompanhado da sua vice Dra. Dulce (PDT), dos deputados estaduais Crisóstomo Lima, o Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PDT), do prefeito Isaac Carvalho e dos candidatos a veador da coligação “Pra Juazeiro Mudar Mais”, Paulo passou pelas principais ruas e avenidas dos quatro bairros, inclusive pelas Sheffik Khoury e a Manoel Borges, no João Paulo II, que foram saneadas e asfaltadas. A Puxada foi encerrada com o comício no Residencial Brisa da Serra.

O candidato destacou os avanços da gestão e algumas propostas do seu Governo. A Educação de Juazeiro é exemplo para o Brasil; é destaque na imprensa nacional como a cidade que mais emprega no Brasil, em 2016, construiu 11 mil novas moradias para a população de baixa renda, beneficiando mais de 50 mil pessoas, além de outros avanços. E no meu Governo vamos criar o Minha Escola Minha Vida, construir creches e escolas nos residenciais; a Policlínica da Mulher; vamos sanear e pavimentar o interior do município; criar o Centro de Proteção à Mulher Vítima de Violência; a Usina de Cultura; a Estação do Saber entre outras propostas para melhorar ainda mais a vida das pessoas da nossa cidade”, pontuou Paulo Bomfim.

 “Estou muito feliz em participar deste momento na minha vida. Trabalho desde os 10 anos, depois que perdi meu pai, para ajudar a minha mãe e as minhas irmãs, passei por muita dificuldade, mas estudei, me qualifiquei, estou formado em Gestão Pública e tive a oportunidade de ser secretário de Serviços Públicos e de Governo, nas gestões do prefeito Isaac. Hoje me sinto preparado, disponível e muito motivado para ser prefeito de Juazeiro. Por isso peço a cada de vocês a confiança e o dia 2 de outubro, vote 65, para que a nossa cidade continue avançando. Vamos juntos rumo à vitória Juazeiro”, disse Paulo.

“Podem ter certeza que desse lado estão os que pensam no desenvolvimento coletivo, precisamos ir para as ruas, juntar as forças para que no próximo domingo, dia 2 de outubro, este projeto seja mais uma vez vitorioso. Paulo Bom foi o melhor secretário da nossa administração, conhece todos os problemas da cidade, participou de todas as decisões do Governo, está preparado e tem condições de fazer mais e melhor por Juazeiro”, afirmou o prefeito Isaac Carvalho.

Ascom

Reforma da Previdência será enviada ao Congresso antes do 2º turno, diz Geddel

0

A reforma da Previdência Social será enviada ao Congresso antes do segundo turno das eleições. A afirmação foi feita pelo ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), à colunista Míriam Leitão. De acordo com o ministro, o governo precisará de dez dias para apresentar a reforma a sindicalistas e empresários. Os líderes políticos já estão sendo apresentados aos detalhes da proposta. De acordo com o ministro, o atraso no envio não tem qualquer ligação com o calendário eleitoral, mas com uma escolha do governo de preferir se reunir com representantes dos empregados e líderes empresariais, embora os sindicatos se coloquem contra as mudanças nas regras da Previdência.

Bahia Notícias

ANA divulga termos de alocação de água para reservatórios da Bacia do São Francisco

0

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, no dia 23 de setembro, os termos de alocação de água para o período 2016-2017 em reservatórios inseridos totalmente ou em parte da bacia do São Francisco. O documento aponta diretrizes para que se alcance uma melhor gestão das águas do rio, garantindo o seu uso de maneira racional, especialmente em época de forte estiagem.

O ofício alerta que, em caso condições climáticas adversas, o uso outorgado para cada usuário, ou seja, a parcela a ser utilizada de água, poderá ser alterada, garantindo, assim, o atendimento a “usos prioritários”. Neste caso, o recurso natural seria destinado para o abastecimento humano e dessedentação animal.

“Os quantitativos outorgados nesta Resolução poderão ser alterados em decorrência de condições climáticas adversas, de alocações de água, ou ainda da necessidade de se atender a usos prioritários”, destaca o comunicado assinado pela agência reguladora federal.

Conheça os reservatórios que assinaram os termos de alocação de água, clique aqui.

Ascom CBHSF

Coligação de Paulo Bomfim esclarece pesquisa eleitoral em Juazeiro (BA)

0

A Coligação Pra Juazeiro Mudar Ainda Mais informa que respeita a decisão da Justiça, mas como ela se deu em caráter liminar, estamos recorrendo ao TRE e comprovando que a pesquisa respeita todos os parâmetros legais.

Ascom/Coligação Pra Juazeiro Mudar Ainda Mais

JUSTIÇA ELEITORAL SUSPENDE PESQUISA FALSA DA COLIGAÇÃO DE PAULO BOMFIM

0

img_2052 img_2059A Coligação ‘Para Juazeiro Mudar Mais’ do candidato à prefeito Paulo Bomfim sofreu nesta quarta-feira, 28 de setembro, a suspensão da pesquisa fraudulenta através da liminar concedida pelo juiz da 47° zona eleitoral, Dr. Roberto Paranhos.

A suposta pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE) e contratada pelo Diretório Municipal do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) do candidato Paulo Bomfim.

As coligações ‘A Cara de Juazeiro’ (SD, PMDB, PSB, PEN, PTC, PSDC, PHS, PTdoB, PRTB, PTN, PPL, PV) e ‘Juazeiro de Coração’ (PPS, PSDB, DEM) entraram com uma representação contra o IPESPE, o Diretório Municipal do PCdoB e Paulo Bomfim.

Segundo a decisão do juiz, a pesquisa possui várias irregularidades: “A relevância do direito invocado está demonstrado pela existência de indícios suficientes de que os dados foram coletados em período pretérito ao registrado; não indicação da fonte pública dos dados utilizados; exorbitância da margem de erro, que faz perder a cientificidade da pesquisa, transformando-a em enquete, procedimento vedado nesta fase eleitoral”.

O IPESPE é conhecido em vários estados do Brasil por ter outras pesquisas impugnadas em eleições anteriores, em razão de possuir indícios de fraudes e irregularidades, tendo seus respectivos registros suspensos.

A pesquisa irregular e ilegal não cumpre as regras e sua divulgação é grave, pode levar o eleitor à falsa percepção de resultado, devendo ser imediatamente coibida. A liminar foi determinada pelo juiz eleitoral, Roberto Paranhos, do Tribunal Eleitoral da Bahia e, como fraudulenta, determinou que não fosse divulgada.

Ascom Coligação ‘A Cara de Juazeiro’

Resultado do Enem 2015 por escola será divulgado em 4 de outubro

1

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola serão divulgados no dia 4 de outubro. A previsão de data está em portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial da União.

A portaria estabelece também os critérios e procedimentos de cálculo e divulgação dos resultados. Serão divulgados os resultados para todas as escolas em que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem 2015 e que tenham atingido pelo menos 50% de taxa de participação. A taxa de participação é dada a partir de um cálculo estabelecido na portaria.

São considerados participantes do Enem 2015 os estudantes que atendam cumulativamente aos seguintes requisitos: tenham realizado as quatro provas objetivas e a prova de redação; tenham obtido proficiências superiores a zero em todas as provas objetivas e não tenham sido eliminados na redação; tenham sido matriculados em turmas da 3ª série do ensino médio regular de escolas públicas e privadas, de acordo com o Censo Escolar de 2015.

Os estudantes que fazem a prova do Enem podem usar as notas para concorrer a vagas em instituições públicas e privadas de educação superior e a vagas gratuitas em cursos técnicos.

O resultado do exame também é requisito para obter financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e, para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Agência Brasil