Redação

33305 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Juazeiro avança na proteção a saúde com implantação de Sala de Vacinação e nova estratégia contra bronquiolite

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), celebra mais um importante marco para a saúde pública do município nesta sexta-feira (20), com a implantação da Sala de Vacinação na Maternidade Municipal. A iniciativa fortalece o cuidado integral desde os primeiros momentos de vida e amplia o acesso à imunização para recém-nascidos, puérperas e crianças.

Localizada na Avenida Raul Alves, 1000, no bairro Santo Antônio, a Maternidade Municipal passa a contar com um espaço estruturado para garantir acolhimento, segurança e comodidade às famílias, permitindo que os bebês já iniciem a vida com a proteção necessária por meio da atualização da caderneta vacinal ainda durante a internação.

Como parte desse avanço, a Sesau também inicia a oferta do nirsevimabe, um imunobiológico inovador que garante proteção imediata contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e responsável por grande parte das internações em bebês. Diferentemente das vacinas tradicionais, o nirsevimabe é um anticorpo pronto, que atua logo após a aplicação, sem a necessidade de o organismo desenvolver resposta imunológica ao longo do tempo.

A estratégia é voltada a recém-nascidos prematuros, com idade gestacional de até 36 semanas e 6 dias, além de crianças de até 23 meses com comorbidades, como cardiopatia congênita, broncodisplasia, imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas.

A iniciativa municipal acompanha a ampliação das estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS), que, de forma inédita, também passou a ofertar vacina contra o vírus sincicial respiratório para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, protegendo os bebês ainda durante a gravidez. Com isso, o município se antecipa ao período sazonal da bronquiolite, que tem início a partir de março, reforçando a prevenção e reduzindo o risco de casos graves e hospitalizações.

Acesso ao imunobiológico

No município, o acesso ao nirsevimabe ocorre de forma organizada para garantir que o público elegível seja atendido:

Prematuros nascidos na Maternidade Municipal ou no Hospital Regional: recebem o anticorpo ainda durante o período de internação;

Bebês prematuros nascidos antes do início da oferta: os responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ou realizar cadastro por meio de link disponibilizado pela Sesau para agendamento;

Crianças de até 23 meses com comorbidades ou prematuros nascidos em outras unidades: também devem buscar a UBS ou realizar cadastro para acesso ao imunobiológico.

A Sesau orienta ainda que, em casos de crianças com relatórios antigos, é necessário atualizar o peso para garantir a administração adequada do anticorpo.

Proteção que salva vidas

O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Apenas em 2025, o Brasil registrou mais de 120 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo mais de 36 mil hospitalizações em crianças nessa faixa etária associadas ao VSR.

Com a implantação da Sala de Vacinação e a oferta do nirsevimabe, Juazeiro reafirma o compromisso com a promoção da saúde preventiva, garantindo mais proteção, cuidado e qualidade de vida para suas crianças desde os primeiros dias de vida.

Ascom

Dia da Síndrome de Down busca ampliar inclusão e combater preconceito

0

A Síndrome de Down, condição genética mais frequentemente associada à deficiência intelectual, é lembrada neste sábado (21), data que representa a presença de três cromossomos no par 21.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional da Trissomia do Cromossomo 21 (T21), o 21 de março tem o objetivo de combater o preconceito, promover a conscientização e ampliar oportunidades de inclusão, assegurando direitos fundamentais como acesso à educação, saúde e trabalho.

Respondendo por cerca de um quarto dos casos de alterações no desenvolvimento intelectual, característica presente em todos as pessoas com a síndrome, a condição não é uma doença, mas pode estar associada a algumas particularidades físicas, cognitivas e de saúde.

Embora seja mais conhecida como Síndrome de Down, o termo mais adequado é Trissomia do Cromossomo 21 ou T21, pois descreve a condição genética real.

O nome é atribuído ao nome do médico pediatra inglês John Langdon Down, o primeiro a descrever clinicamente a associação dos sinais característicos das pessoas com SD, em 1866.

No Brasil, estima-se que a síndrome ocorra em aproximadamente um a cada 700 nascimentos, o que representa cerca de 270 mil pessoas. Em escala global, a incidência é de cerca de um caso a cada 1 mil nascidos vivos.

O diagnóstico pode ser realizado durante a gestação, por meio de exames de pré-natal. Entre as características físicas mais comuns estão baixa estatura, olhos amendoados, face achatada, dedos curtos e língua proeminente.

Características
As condições de saúde mais frequentes das pessoas com Síndrome de Down são atraso no desenvolvimento, cardiopatias congênitas, problemas auditivos, visuais e na coluna, alterações na tireoide e distúrbios neurológicos. O acompanhamento médico multidisciplinar é fundamental para a qualidade de vida.

Segundo a especialista em distúrbios do desenvolvimento Luciana Brites, do Instituto NeuroSaber, a comemoração da data é importante para a reflexão e para chamar a atenção sobre as particularidades da Síndrome de Down.

“Isso ajuda a diminuir uma das maiores barreiras que a gente vê, que é a questão do preconceito, a questão pejorativa. Esse dia nos ajuda a falar mais e a desmistificar esse tema, trazendo informações relevantes e baseadas em evidência científica para que o conceito da acessibilidade e da inclusão seja realmente efetivo”, avalia.

Luciana destaca que a deficiência intelectual possível em pessoas com T21 pode gerar dificuldades na aprendizagem relacionadas à linguagem, raciocínio lógico e memória, aspectos que influenciam no processo de escolarização e tornam essencial a adaptação de estratégias pedagógicas às necessidades individuais.

“O primeiro passo para fazermos a inclusão é entender o transtorno ou a deficiência com que estamos lidando. Como cada pessoa tem suas peculiaridades, diferenças, comorbidades e é muito importante compreender isso no caso da Síndrome de Down, porque também é possível que o indivíduo tenha alterações auditivas, por exemplo.”

Desenvolvimento e inclusão
A profissional ressaltou que a escola precisa entender as necessidades de cada aluno para auxiliar no crescimento e desenvolvimento com o objetivo de torná-lo um adulto autônomo e capaz de desempenhar uma função no mercado de trabalho.

“A escola vai participar do desenvolvimento acadêmico com as habilidades de leitura e escrita, adequando o ensino a cada demanda. Como a Síndrome de Down já pode ser identificada ainda na barriga da mãe, quanto mais cedo estimulamos esse bebê, melhor será a cognição e a autonomia”, disse.

Segundo a psicopedagoga, o ensino deve ser feito com adaptações e estratégias pedagógicas baseadas em evidências científicas. Um exemplo é a instrução fônica, com ensino sistemático e explícito das relações entre letras e sons, que apresenta melhores resultados a longo prazo, mesmo que seja mais lento e precise de mais repetição.

“É preciso que a alfabetização parta do desenvolvimento consistente de habilidades precursoras, que são as habilidades que estimulam o processo de alfabetização lá na frente, com abordagens multissensoriais e instruções explícitas, que trazem muito sucesso e ganhos. É muito importante acreditar que eles conseguem aprender e quanto mais aumentarmos a interação e a participação, mais eles aprenderão”.

Agência Brasil

Servidores de Juazeiro têm nova oportunidade de aderir ao Servidor no Azul

0

A Prefeitura de Juazeiro iniciou a segunda etapa de adesão ao Programa Servidor no Azul, ampliando a oportunidade para que mais servidores municipais possam participar da iniciativa voltada ao equilíbrio financeiro e à saúde econômica. O calendário foi divulgado pela Secretaria de Administração e contempla aqueles que ainda não aderiram ao programa.

O período de adesão ocorre de 23 de março a 2 de abril de 2026, com atendimento presencial no auditório da Egesp, localizado no 2º andar da Secretaria de Administração. Para participar, é necessário apresentar documento oficial com foto e preencher o termo de adesão, que será disponibilizado no local.

Além do cadastro, os servidores devem cumprir etapas obrigatórias previstas no Decreto nº 392/2025, incluindo a participação em ações de educação financeira. Dependendo da avaliação, também poderá ser indicado acompanhamento psicológico, como parte do processo de reorganização financeira.

A liberação da margem consignável está condicionada ao cumprimento dessas etapas, reforçando o caráter educativo e preventivo do programa. A proposta é incentivar o uso consciente do crédito e oferecer suporte para que os servidores possam reorganizar suas finanças de forma segura e planejada.

Servidor no Azul

O Programa Servidor no Azul é uma iniciativa inédita em Juazeiro que combina capacitação financeira, apoio psicológico e orientação para renegociação de dívidas. Entre as ações oferecidas estão cursos presenciais e online, além de atividades de conscientização sobre o uso responsável da margem consignável, promovendo mais autonomia, equilíbrio e bem-estar aos servidores municipais.

Ascom

Visitantes criticam regras para entrada no Hospital Regional de Juazeiro: “É um hospital ou um tipo de militarismo?”

0

Visitantes de pacientes internados no Hospital Regional de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para criticar o que classificam como regras excessivas para a entrada de acompanhantes durante o horário de visita. Conforme os relatos, a situação tem gerado constrangimento para quem já está enfrentando um momento difícil com familiares internados.

“O Hospital Regional de Juazeiro está sendo totalmente arbitrário em relação aos visitantes. Estou com uma pessoa internada no hospital e, no momento da visita, estão exigindo que os acompanhantes só entrem se estiverem de calça, sapato fechado, máscara e sem celular. Por que essa exigência de só entrar de calça? A regra é clara: em qualquer repartição pública, desde que a roupa seja composta, a pessoa pode entrar no recinto. Não faz sentido barrar alguém por causa disso. Ontem mesmo, uma visitante que estava de camisa, sapato fechado e bermuda até o joelho foi barrada somente porque não estava de calça”, relatou.

Outra visitante, que também é profissional de saúde, criticou a exigência pelo uso de sapato fechado.

“Nós, profissionais de saúde, somos obrigados a utilizar sapato fechado dentro da instituição, mas os acompanhantes não são profissionais. Muitas vezes as pessoas vêm de cidades vizinhas e são barradas por estarem de sandálias. Qual lei proíbe o acompanhante de entrar de sandálias?”, questionou.

Também há reclamações em relação à obrigatoriedade do uso de máscara. Segundo os relatos, visitantes estariam sendo orientados a comprar o item para poder entrar no hospital.

“Máscara é obrigatória para profissionais de saúde, mas o hospital está exigindo que os acompanhantes comprem para poder entrar. Muita gente chega sem saber dessa regra”, disse.

Outro ponto que tem causado insatisfação entre familiares diz respeito às regras de visita na chamada sala vermelha.

“Na sala vermelha, só é liberado um acompanhante por paciente e ainda só tem uma visita por dia. Qual é a necessidade de restringir apenas uma visita? Se o paciente estiver em estado grave, só poderá receber uma pessoa? Se acontecer o pior e o paciente vier a óbito, os outros familiares só vão ver depois que estiver dentro de um caixão? A gente fica se perguntando se isso é um hospital ou um tipo de militarismo”, desabafou um acompanhante.

Encaminhamos as reclamações para a gestão do HRJ e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Usuários criticam possível aumento na tarifa do transporte coletivo intermunicipal entre Sobradinho e Juazeiro: “20 ou 50 centavos a mais por passagem pesa muito no final do mês”

0

Usuários do transporte público intermunicipal que faz a linha entre Sobradinho e Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para reclamar sobre um possível aumento na tarifa do serviço. Segundo os passageiros, a possibilidade de reajuste tem causado indignação, principalmente por conta das condições em que os ônibus circulam atualmente.

“Para quem ganha salário mínimo ou é autônomo, 20 ou 50 centavos a mais por passagem pesa muito no final do mês. No fim das contas, o aumento vem, mas a melhoria nunca chega. Aumentar a tarifa quando os ônibus estão caindo aos pedaços, sujos ou sem ar-condicionado parece um deboche com quem depende do transporte todo dia. ”, afirmou uma usuária.

Os usuários afirmam que, antes de qualquer reajuste, seria necessário melhorar a qualidade do serviço prestado.

“Se fosse para aumentar e melhorar os ônibus, diminuir a lotação ou reduzir o tempo de espera, ainda dava para entender. Mas do jeito que está hoje, fica difícil aceitar”, comentou outro usuário.

Os passageiros também relatam dificuldades enfrentadas diariamente durante o trajeto.

“Você paga mais para esperar o mesmo tempo ou até mais no ponto. Quando o ônibus chega, muitas vezes está superlotado. A gente viaja sem conforto nenhum e a dignidade passa longe”, disse outro usuário.

Diante da situação, os passageiros cobram esclarecimentos sobre os rumores do aumento da tarifa e pedem melhorias no transporte que liga Sobradinho a Juazeiro.

Estamos encaminhando a situação para os órgãos responsáveis em busca de esclarecimentos.

Redação PNB

Candidatos seguem questionando sobre divulgação do resultado da seleção para a UPA de Juazeiro

3

Candidatos que participaram do processo seletivo simplificado para contratação de profissionais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro, na região Norte da Bahia, voltaram a procurar o Portal Preto no Branco para questionar sobre a divulgação do resultado final do certame. Conforme os relatos, a publicação da lista de classificados deveria ter sido realizadas na última quarta-feira (18), no entanto, até o momento não houve qualquer atualização oficial.

“Venho solicitar esclarecimentos acerca do processo seletivo simplificado regido pelo Edital nº 001/2026, para ingresso no quadro de pessoal da UPA Juazeiro. Conforme estabelecido em edital, a divulgação do resultado final estava prevista para o dia 18/03/2026. No entanto, até o presente momento, não houve qualquer publicação ou atualização oficial acerca do referido resultado.”, afirmou.

O candidato também destacou que participou de todas as etapas do processo e segue aguardando uma resposta da organização responsável.

“Participei de todas as etapas do processo, atendendo aos critérios exigidos, e permaneço no aguardo de um retorno. Diante disso, solicito uma explicação quanto ao não cumprimento da data prevista em edital, bem como uma nova previsão para divulgação do resultado”, acrescentou.

Segundo os candidatos, a falta de informações tem gerado preocupação entre quem participou da seleção. “A gente só quer uma posição oficial, saber o que aconteceu e quando o resultado vai sair”, disse outro participante.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Juazeiro após chuvas intensas

0

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência no município de Juazeiro após as fortes chuvas registradas no final de fevereiro e início de março. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 875, publicada no Diário Oficial da União, e confirma a gravidade dos impactos provocados pelas precipitações intensas no município.

Com o reconhecimento federal, a Prefeitura de Juazeiro amplia a capacidade de resposta às ocorrências, fortalecendo as ações já em curso desde a decretação da Situação de Emergência. A medida permite, por exemplo, o acesso a recursos federais para ações de defesa civil, além de agilizar a execução de obras emergenciais e a assistência às famílias atingidas.

Desde o início das chuvas, o município vem intensificando uma série de ações preventivas e de mitigação de danos. Equipes da Defesa Civil, em conjunto com outras secretarias, atuam no monitoramento constante de áreas de risco, desobstrução de canais e drenagens, recuperação de estradas vicinais e reforço em pontos críticos para evitar novos alagamentos. Também seguem as orientações às comunidades sobre medidas de segurança em períodos chuvosos.

Além disso, a gestão municipal tem priorizado o atendimento direto às famílias afetadas, com ações de assistência social, distribuição de donativos e suporte emergencial. O trabalho integrado busca não apenas responder aos danos já causados, mas também reduzir os riscos de novos impactos, especialmente em regiões mais vulneráveis.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ítalo Ferreira, o reconhecimento nacional reforça a importância das ações que vêm sendo realizadas no município. “Esse reconhecimento é fundamental para ampliarmos nosso acesso a recursos e fortalecermos o trabalho preventivo. Seguimos com as equipes em campo, monitorando as áreas de risco e atuando de forma antecipada para proteger a população e minimizar novos prejuízos”, destacou.

Ascom

Juazeiro é representada em Encontro Estadual de Saúde realizado em Salvador

0

O município de Juazeiro marcou presença na primeira edição de 2026 dos Encontros Estaduais de Saúde, realizada na última quarta-feira (18), no Fiesta Hotel, em Salvador. Com o tema “SUS, democracia e soberania: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Conselho Estadual de Saúde da Bahia e o Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

O encontro reuniu cerca de 1.200 participantes, entre conselheiras e conselheiros de saúde, representantes da gestão pública, trabalhadores e trabalhadoras da saúde, além de integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil comprometidos com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Representando o município, o secretário de Saúde, Helder Coutinho, destacou a importância da participação de Juazeiro em espaços de diálogo e construção coletiva. “Estar presente em um encontro como este fortalece o compromisso de Juazeiro com um SUS cada vez mais democrático, participativo e eficiente. É um momento de troca de experiências, aprendizado e alinhamento de estratégias que impactam diretamente na qualidade dos serviços ofertados à nossa população”, afirmou o secretário.

Durante a programação, foram realizadas mesas temáticas e debates voltados à qualificação do controle social, ao financiamento adequado do SUS e aos modelos de atenção à saúde. O evento também contou com uma agenda cultural, valorizando manifestações regionais e reforçando a diversidade cultural do estado da Bahia.

Mutirão de pequenas cirurgias garante mais de 300 procedimentos e amplia assistência à saúde em Juazeiro

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), segue ampliando o acesso da população aos serviços especializados com resultados que já fazem a diferença na vida de centenas de pessoas. Após a realização do 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias, realizado no dia 21 de fevereiro, a Policlínica Municipal contabiliza mais de 300 procedimentos realizados, garantindo mais agilidade, cuidado e resolutividade na assistência à saúde.

A iniciativa tem sido marcada pela satisfação dos usuários, que destacam o acolhimento, a organização e a qualidade dos serviços ofertados na unidade. Entre os procedimentos realizados estão pequenas cirurgias como retirada de cisto sebáceo, lipoma, sinais, lobuloplastia de orelha, além de cirurgias de hérnia inguinal e umbilical e tratamento de cravo plantar.

A aposentada Adalmira Andrade, de 64 anos, foi uma das pacientes atendidas e não poupou elogios ao serviço. Ela realizou a retirada de um sinal, com coleta para biópsia, devido ao histórico de câncer de pele. “Já tive câncer de pele duas vezes, então esse cuidado é muito importante para mim. Fui muito bem atendida, desde a triagem até o procedimento. Só tenho a agradecer por esse atendimento tão rápido e de qualidade”, afirmou.

De acordo com o médico cirurgião geral, Dr. Leonardo Cordeiro Mendes, a ação tem um impacto direto na qualidade de vida da população. “Estamos conseguindo reduzir filas e oferecer um atendimento mais ágil e humanizado. Após a conclusão dessa etapa de pequenas cirurgias, já estamos nos organizando para um novo mutirão de triagem, ampliando ainda mais o acesso da população a esses procedimentos”, destacou.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer a rede de saúde, garantindo atendimento digno, acessível e eficiente para a população juazeirense.

 

Ascom