O 15º Abertura Cultural vem recheado de fé, religiosidade, música e artes plásticas.

O 15º Abertura Cultural vem recheado de fé, religiosidade, música e artes plásticas.

unnamed

Nesta quinta feira dia 26, feriado de Corpus Christi, o Projeto Abertura Cultural apresenta seu 15º programa recheado de novidades. Música, artes plásticas e religiosidade são os temas que serão abordados pelos convidados Regi Ferreira, artista visual representando a cidade de Sento Sé; Andrezza Santos, cantora e vencedora do festival Edésio Santos da Canção 2015 como melhor intérprete; e a coordenadora de um dos cordões de penitentes em Juazeiro, Jesulene Ribeiro, conhecida como ‘D. Nenenzinha’, que todos os anos no período da quaresma, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão, sai em penitência pelas ruas da cidade com um grupo de penitentes vestidos com lençóis brancos e percorrem várias igrejas, cruzeiros e o cemitério da cidade, rezando pelas almas dos mortos. Os Penitentes são divididos em dois grupos: os Alimentadores de Alma, que fazem orações pelas almas e chacoalham um instrumento chamado de matraca; e os Disciplinadores, que durante o ato de penitência se martirizam com chicotes providos de lâminas na ponta, causando cortes por todo o corpo, derramando sangue, com o objetivo de reduzir os pecados. No programa vamos ficar sabendo mais sobre essa tradição centenária que encanta a todos.

O programa Abertura Cultura tem a apresentação de Gisa Ramos e a direção do artista visual Alex Moreira e acontece nesta quinta feira dia 26/05 a partir das 19h30, a entrada é grátis.

REALIZAÇÃO:
Ateliê Moreira

Apoio Financeiro:
FUNCEB, FUNDO DE CULTURA, SECRETARIA DA FAZENDA, SECRETARIA DE CULTURA, GOVERNO DO ESTADO, “BAHIA, TERRA – MÃE DO BRASIL”.

 

Provedor de Ideias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.