Professor pesquisador da Universidade Estadual da Bahia recebe título de cidadão juazeirense‏

montagem
Fotos: Joselito Tavares.

 

 

O Professor Doutor José Nilton foi agraciado na noite desta terça-feira (24) com o título de cidadão juazeirense pela sua dedicação profissional ao Vale do São Francisco, em especial à cidade de Juazeiro. Natural de Barro Vermelho, distrito de Curaçá, interior da Bahia, o professor há mais de três décadas reside no município que o adotou como filho.

Compondo a mesa, o presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado (PSD), e os vereadores Eduardo Lopes (PCdoB), Fabio Luiz (PSB), proponente do título, abriram a sessão especial e convidaram a professora Ana Lilian dos Reis representando Márcia Guenna, diretora da Universidade Estadual da Bahia – UNEB e Jairton Fraga, diretor do Departamento de Tecnologia e Ciência da IES.

Após homenagens das filhas com apresentação musical e um histórico familiar, o vereador Fábio Luiz, proponente do título justificou a indicação. “Conheci o professor Nilton há pouco tempo mas soube da usa história de dedicação e amor pelo Vale do São Francisco e Juazeiro. Um homem que construiu sua vida no nosso município merece o respeito e reconhecimento desta Casa. O caminho mais próximo para se atingir a prosperidade é a educação”, argumentou.

O professor é Graduado em Pedagogia pela UNEB, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e pesquisador em ensino, pesquisa e extensão. É professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – AEVSF/FACAPE e professor colaborador do programa de Mestrado Profissional da Universidade de Pernambuco – UPE.

“Quero fazer uma reflexão para recebimento do título de cidadania. O significado é algo muito profundo, intenso. Ser cidadão é ter consciência e exercer seus direitos e deveres para com sua pátria, sua mãe, praticando a cidadania. Nem todo mundo tem direito ao recebimento do título de cidadão, de ser colocado como cidadão se não entende suas responsabilidades com sua terra”, refletiu.

O professor agradeceu a todos os vereadores que aprovaram sua cidadania e prometeu honrar a confiança dos irmãos juazeirense. O cantor e compositor Flávio Baião encerrou a homenagem com o clássico Ave Maria Sertaneja de Luiz Gonzaga.

Estavam presentes, os vereadores Bené Marques (PSDB), Dalmir Pedra (PP), Neguinha da Santa Casa (PMDB), Sargento Bastos (PROS), Jean Gomes (PT), Tiano Félix (PT), Eduardo Lopes (PCdoB), Damião Medrado (PSD), Fabio Luiz (PSB), propositor.

Ascom – Câmara de Vereadores de Juazeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.