Caravana da Juventude pretende debater o ECA junto com as escolas e a comunidade

Caravana da Juventude pretende debater o ECA junto com as escolas e a comunidade

Na última terça-feira (24), representantes da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) se reuniram com o Juiz José Carlos Nascimento, da Vara da Infância e Juventude, e representantes de diversos órgãos municipais para discutir o projeto “Caravana da Juventude”, cujo objetivo é realizar visitas periódicas às principais escolas públicas de Juazeiro, promovendo debates com estudantes, professores e comunidade sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além disso, o projeto quer colher resultados a curto e longo prazo, trazendo para o município um debate sobre um problema estrutural: o preconceito com o adolescente infrator. Segundo dados mais recentes (2015) do Governo Federal, menos de 1% dos crimes são cometidos por menores, que recebem sanções da Vara da Infância e Juventude. Ainda assim, uma parcela significativa da sociedade segue acreditando na impunidade desses atos infracionais, colaborando para uma cultura que não ressocializa o jovem, mas o segrega da comunidade.

Outra pauta discutida na reunião foi o acompanhamento das medidas sócio-educativas as quais os jovens são encaminhados. “Às vezes, o adolescente cumpre medidas que não aproveitam o seu potencial intelectual e artístico, e não lhe desperta, principalmente, o interesse em conhecer e se aprofundar ainda mais na atividade que realiza”, conta Stallone Lima, gerente de Juventude da SECJU.

O juiz José Carlos Nascimento pontuou ainda a importância da unidade entre os órgãos municipais para a realização do projeto e lembrou a necessidade do diálogo entre escola e comunidade, para que a Caravana da Juventude seja uma experiência de êxito.

Ascom – Secju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.