Centro Pop realiza palestra sobre previdência social às pessoas em situação de rua

0

Assistentes Sociais do INSS realizaram uma palestra sobre benefícios da Previdência Social para os assistidos do Centro Pop de Juazeiro nesta quarta-feira, 25. O Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – é uma unidade pública da assistência social, um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. É uma das políticas públicas oferecidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social e funciona no Bairro Country Club, recebendo, em média, de 12 a 17 pessoas por dia.

Segundo a coordenadora Poliana Pacheco, há uma programação para realizar palestras educativas aos assistidos durante as quartas-feiras. “As segundas a gente se reúne com eles e percebe o que eles estão precisando, qual tipo de informação é necessária. Na nossa última conversa, eles pediam explicações sobre como fazia para receber o benefício da previdência. Então entramos em contato com o pessoal do INSS e conseguimos hoje realizar a palestra. Foi maravilhoso para eles”, explica Poliana.

Maria do Socorro Leite, Assistente Social da Agência da Previdência Social de Juazeiro, e sua colega Jândila Tainá, explicaram sobre o Benefício de Prestação Continuada e tiraram dúvidas dos assistidos. “O INSS já tem um programa de educação previdenciária, então pra gente é uma honra falar sobre isso. A gente sabe que ainda existe muito desconhecimento por parte das pessoas a respeito dos benefícios, dos direitos que elas têm. Muitas vezes as pessoas chegaram a contribuir, durante a época em que estavam no mercado de trabalho, mas aí saem e deixam de contribuir e perdem a carência de ter acesso a algum benefício previdenciário. E aí quando chegam ao INSS são informados de que perderam o direito e se sentem frustrados. Então é bom estar informado”, ressalta Socorro Leite.

Roy Eduardo James é do Amazonas, mas vive em Juazeiro em situação de rua. Para ele a palestra foi de fundamental importância. “Eu sofri uma trombose na perna esquerda e isso acabou me atrapalhando na vida. Expliquei o caso para a moça e ela me disse que eu posso dar entrada e vou ter um benefício. A melhor coisa pra gente é esse Centro Pop, porque aqui eles cuidam da gente, nos dão comida, bebida, teto e ainda escutam nossas histórias. Além disso, ainda conseguimos ficar informados”, conclui.

Ascom – Sedis

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome