Idoso que sofria maus tratos no Alto da Aliança se recupera bem e já apresenta outra fisionomia

0

13321069_1042523425833817_649867850_o

As fotos do Antes e Depois, falam por si só. Antes, o retrato do desrespeito ao semelhante. De um atentado a dignidade humana. Depois, um novo homem. Assistido. Cuidado. Acolhido. Como reza o Estatuto do Idoso, que preconiza “É papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso o direito à vida, à saúde, à alimentação, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
Há uma semana, o Portal Preto No Branco recebeu uma denúncia de maus tratos e abandono contra um idoso no Bairro Alto da Aliança.
Seu Lourival, de 72 anos, vivia no quarto dos fundos da casa de uma mulher conhecida como Zefinha, que dizia ser sua “cuidadora”.
Um local sem nenhuma condição de higiene, onde o idoso convivia com as próprias fezes, sofria maus tratos, passava passava a maior parte do tempo trancado sem se alimentar. Uma situação que se arrastava há mais de vinte anos.
Na última segunda-feira (23) a nossa equipe de reportagem, informada do caso pelo vizinhos, acionou a policia e a assistência social do município e foi até o local comprovando os maus tratos e abandono do idoso.
O caso foi levado até a Delegacia de polícia e, por recomendação do setor médico da polícia civil, o idoso foi encaminhando para um hospital público de Juazeiro, com a saúde bastante debilitada. Ele apresentava um quadro grave de desnutrição.
A “cuidadora” ficou detida e, segundo o Delegado Flávio Rocha, deverá responder na justiça por crime de maus tratos.
13340690_1042523459167147_409670068_oNeste domingo (29), recebemos notícias de Seu Lourival através do grupo voluntário “Anjo Amigo”, que está acompanhando o idoso. Seu Lourival se recupera bem, está sendo reidratado, seguindo um programa de nutrição e já apresenta outra fisionomia.
Após receber alta, o idoso, que não tem família, será encaminhado a uma casa geriátrica no município de Sobradinho.
O Portal Preto No Branco, em parceria com o “Anjo Amigo” lança agora uma campanha para ajudar Seu Lourival, que precisa de roupas, produtos de higiene, lençóis e toalhas de banho.
Qualquer doação deve ser encaminhada para a Loja Empório Embalagens, que fica próximo ao Estádio Adauto Morais em Juazeiro ou para a Rádio Cidade, situada na Praça Santa Terezinha, Piranga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome