Começa amanhã (1) o 6º Fórum de Mobilização Antimanicomial e a 3ª Mostra de Atenção Psicossocial

0

CartazComeça a partir de amanhã (1), o 6º Fórum de Mobilização Antimanicomial e a 3ª Mostra de Atenção Psicossocial, organizados pelo Numans (Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão).  O evento vai acontecer durante três dias, aqui no Sertão do Submédio São Francisco.

O fórum vai acontecer mais uma vez, com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de uma rede solidária de diversas instituições e pessoas. ” O Complexo Multieventos (Campus de Juazeiro-BA) será o palco para os bons encontros, aprendizados e intenso compartilhamento de experiências que o Fórum costuma promover.”, declarou a organização.

O evento, desde a primeira edição em 2009, assume um caráter político, caracterizando-se como um amplo e significativo espaço de debates voltados ao fortalecimento da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial na região do semiárido nordestino. Com esse intuito, reúne trabalhadores, gestores e usuários das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) locais, professores e estudantes das mais diversas áreas da Saúde e de outros setores das políticas públicas, abrindo-se à participação de toda a sociedade.

O tema central será Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial: mobilizar o agir político em defesa dos direitos humanos, remetendo à importância de resgatar a memória de nosso processo em defesa de modos dignos de cuidado em Saúde Mental, centrados na ideia de liberdade, e de direitos fundamentais, como o direito à saúde.

O 6º FMA ocorrerá em homenagem a Marcus Vinícius de Oliveira, importante nome nessa História. Sua passagem nesse mundo é, para nós, uma referência extraordinária de luta incansável pela defesa dos direitos humanos, resistência e tenacidade. Marcus Matraga: Presente! Presente! Presente!

Pretende-se que seu exemplo de militância permeie cada uma das atividades planejadas na diversa programação, que incluirá: debates amplos e específicos nas Ágoras e Rodas Narrativas, apresentações de trabalhos relacionados à RAPS e outras redes públicas, intervenções artísticas, apresentações culturais e oficinas.

O FMA e a Mostra de Atenção Psicossocial do Sertão do Submédio São Francisco estão seguramente consolidadas como eventos esperados a cada ano na região, nos quais se revigoram nossas energias para que sigamos adiante nas lutas cotidianas que precisamos travar em defesa da democracia e pelo fortalecimento e expansão de políticas públicas pertinentes. ” Especialmente nesse ano de 2016, esse enfoque torna-se fundamental em nosso país!”.

Informações: Numans

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome