Alunos da rede municipal recebem óculos de grau

Alunos da rede municipal recebem óculos de grau

_DSC8977

Mais de 55 crianças em idade escolar passaram ontem, 2, pelas mãos do médico oftalmologista durante a Caravana da Saúde, programa realizado pela Prefeitura de Juazeiro e que desde janeiro já contabiliza mais de 10 mil atendimentos entre a sede e o interior, em diversas especialidades médicas. A vigésima primeira edição da Caravana ocorreu na Unidade de Saúde do CAIC, no bairro Malhada da Areia.

O atendimento médico aos alunos da rede municipal faz parte do Programa Saúde na Escola e tem a parceria da Univasf – Universidade do Vale do São Francisco. Após passarem pela consulta com o oftalmo, as crianças foram beneficiadas com óculos de grau e tiveram a opção de escolherem o tamanho e formato da armação.

O Programa Saúde na Escola visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos, contribuindo com o desenvolvimento escolar na sala de aula, além de reduzir a fila de espera por consultas especializadas na rede pública de saúde municipal. “Essa parceria com a prefeitura é importante na correção dos problemas de visão da atenção primária que a Caravana está atendendo. O modelo, cor e armação dos óculos, são escolhidos pelos próprios beneficiados”, explicou Ricardo Santana, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário/Univasf. A entrega dos óculos aos estudantes será de forma contínua nas Caravanas.

Em sua vigésima primeira edição, a Secretaria de Saúde contabilizou cerca de 450 atendimentos nas demais especialidades. “Com essa parceria da Univasf estamos dando mais um passo rumo à melhoria da qualidade da educação em Juazeiro e proporcionando bem estar, qualidade de vida para nossos alunos que tiveram o problema de visão corrigido, tendo assim melhores condições para estudar e aprender mais”, disse o secretário da Saúde do município, Plínio Amorim.

Os dois filhos da dona de casa, Maria Francineide, de 34 anos, estudantes da Escola CAIC, foram examinados pelo oftalmologista. “Graças a Caravana da Saúde meus filhos vão começar a usar óculos. Eles se queixavam de dores de cabeça, dificuldade para ler, e agora com os óculos vai melhorar muito aprendizado deles”, relatou a mãe.

Durante essa edição da Caravana, a equipe de profissionais da Univasf realizaram também uma capacitação de Saúde bucal, de oftalmologia e Educação Preventiva para professores e mediadores da escola. “Com esses esclarecimentos poderemos orientar ainda mais nossos alunos na higiene bucal e medidas preventivas contra as doenças”, informou a coordenadora da escola, Lenir Barrreto.

A parceria com a universidade será reforçada na próxima edição com os consultórios itinerantes nas áreas de oftalmologia e odontologia. “Agradecemos mais uma vez a parceria da Univasf que entende que o desenvolvimento de um município só é possível quando todos estão envolvidos e engajados pelo bem comum. O atendimento a essas crianças reforça que educação e saúde devem sempre caminhar juntas. A Caravana já ultrapassa os 10 mil atendimentos e isso só nos motiva a continuar trabalhando para melhorar ainda mais a nossa rede de Atenção Básica”, externou o prefeito Isaac Carvalho.

No próximo dia 8 de junho a Caravana estará na sede do distrito de Pinhões e o atendimento a comunidade já contará com os consultórios itinerantes. Neste mês de junho, os serviços de saúde do programa atenderão ainda as comunidades do projeto NH4, distrito de Itamotinga, Jatobá/Maniçoba e os bairros Alto do Alencar e Castelo Branco. O horário de atendimento sempre das 8h às 14h.

Por: Daniela Duarte/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.