Mais de mil criadores de caprinos e ovinos do norte baiano voltam a ter acesso a assistência técnica e gerencial através do programa bioma caatinga

0

image

Será iniciado na próxima segunda-feira, 06 de Junho, a segunda etapa do Programa Bioma Caatinga. O programa de inclusão produtiva da ovinocaprinocultura do semiárido da Bahia surgiu de uma articulação entre o SEBRAE, Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de, por meio de análise detalhada da cadeia produtiva de caprino e ovinos, investir coletivamente no desenvolvimento regional sustentável nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Remanso e Casa Nova.

A primeira fase do programa foi desenvolvida entre Janeiro de 2012 e Janeiro de 2014, quando 1200 produtores rurais de 217 comunidades dos cinco municípios foram assistidos. Nessa segunda fase, 1.054 produtores de 325 comunidades e 186 Micro e Pequenas Empresas serão atendidas e acompanhadas por técnicos do programa durante dez meses.

Os criadores serão orientados a melhorar o manejo do seu rebanho, melhorar as instalações e comercializar seus produtos de forma legal e inspecionada. Os produtores rurais atendidos no programa Bioma Caatinga, também terão acesso a uma linha de crédito, que será disponibilizada pelo Banco do Brasil, para investir na sua empresa rural.

Os técnicos do programa também vão atuar junto aos abatedouros legalizados, frigoríficos e açougues. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na comercialização dos produtos de caprinos e ovinos para melhorar a estrutura das suas instalações e ofereçam produtos de melhor qualidade ao consumidor. Ao todo, 44 profissionais entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários e zootecnistas desenvolverão as ações do Bioma Caatinga.

O lançamento e início das atividades do programa será no dia 06 de Junho, próxima segunda-feira, no Opara Palace Hotel, que fica na praça da misericórdia, ao lado da antiga Casa de Misericórdia, em Juazeiro, às 8:30. Na oportunidade será servido um delicioso café da manhã aos profissionais da imprensa. Durante o lançamento, o coordenador do Bioma caatinga, Robério Araújo, do SEBRAE, irá apresentar os profissionais que vão trabalhar no programa.

O SEBRAE e o Banco do Brasil estarão à disposição da imprensa para entrevistas. Também estarão presentes, os gerentes das cinco agências do Banco do Brasil dos municípios onde o trabalho será desenvolvido e os representantes de instituições parceiras que fazem parte do comitê gestor do programa.

O coordenador do Bioma Caatinga, Robério Araújo, destacou a importância do programa para melhorar o negócio da carne de bode e carneiro na região. “Conseguimos implementar um novo modelo de orientação técnica e gerencial, pautado na busca por competitividade das empresas que compõem o negócio da caprinocultura e ovinocultura aqui na região, estamos esperançosos que possamos manter a nossa tradição de produção e consumo da carne de bode, contudo elevá-la a condição legal como diferencial competitivo e não apenas de sua saída do mercado clandestino” concluiu Robério.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do Programa Bioma Caatinga – Ciclo II

QUE DIA: 06 de Junho

QUE HORAS: 8h30

ONDE: Opara Palace Hotel – Juazeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome