NUMANS emite Moção de Repúdio ao fechamento do Serviço Residencial Terapêutico de Juazeiro-BA

NUMANS emite Moção de Repúdio ao fechamento do Serviço Residencial Terapêutico de Juazeiro-BA

repdio

Representantes do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão – NUMANS, enviaram para a redação do Portal Preto no Branco, uma  Moção de Repúdio ao fechamento do Serviço Residencial Terapêutico de Juazeiro-BA.

O texto foi lido durante o VI Fórum de Mobilização Antimanicomial, que aconteceu na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

 

MOÇÃO DE REPÚDIO

FECHAMENTO DO SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO DE JUAZEIRO-BA

 

O Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão – NUMANS vem a público expor a situação que se encontra o Serviço residencial terapêutico – STR do município de Juazeiro-BA.

Como se sabe, o município de Juazeiro-BA possui ainda hoje um Hospital Psiquiátrico – Clínica Nossa Senhora de Fátima, conhecido popularmente como “Sanatório”. Este espaço vem a décadas aprisionando pessoas de vários municípios, principalmente nos Estados da Bahia e Pernambuco. Com um total de 70 (setenta) leitos, possui pessoas com longo períodos de internação que têm o direito de estarem residindo em um Serviço Residencial terapêutico.

Os Serviços Residenciais Terapêuticos configuram-se como dispositivo estratégico no processo de desinstitucionalização. Caracterizam-se como moradias inseridas na comunidade destinadas a pessoas com transtorno mental, egressas de hospitais psiquiátricos e/ou hospitais de custódia.

O fato, é que após intensos debates e tentativas legais de garantir apenas o mínimo de dignidade das pessoas que moravam na Residência Terapêutica de Juazeiro-BA, a resposta dos gestores foi a de fechar, encerrar o serviço residencial terapêutico, obrigando os moradores com vínculos sociais e familiares rompidos, a se retirarem, e condenando os demais que sobreviveram até agora à longa internação no sanatório a serem sepultados naquele espaço.

Diante disso, por defendermos os direitos humanos e, principalmente, o direito à liberdade e à vida, repudiamos o fechamento do Serviço Residencial Terapêutico de Juazeiro-BA.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.