Seminário em Defesa do São Francisco discute melhorias socioambientais para a região

0

Encontro Meio Ambiente 2

Nesta sexta-feira, 03, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realizou um dia de ações voltadas à Educação Ambiental e em Defesa do São Francisco. O encontro teve inicio as 08h no Museu Regional do São Francisco, onde membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e população fizeram uma visitação à Exposição fotográfica sobre o Rio São Francisco.

Logo em seguida a equipe se dirigiu para o auditório do Campus da UNEB e lá se reuniu com a Marinha, membros da OAB, representantes de Comunidades indígenas e demais ativistas ambientais, em especial com a situação do Rio São Francisco.

O encontro que teve como tema “Somos Todos Ribeirinhos Defensores do São Francisco, Cuidar é da Nossa Natureza”, discutiu temas para curto, médio e longo prazos, uma vez que o trabalho de preservação é continuo. “O interessante neste encontro é a integração dos diversos órgãos com a questão da gestão ambiental, onde cada instituição tem a sua legislação, mas é preciso haver uma maior interação entre os mesmos. Não adianta nada só falarmos que o rio está morrendo, mas realizarmos ações conjuntas”, pontuou Rafael Sanctos, Capitão Tenente da Marinha e Comandante da Agência Fluvial de Águas em Juazeiro.

Assuntos que englobam desde a importância da água para a vida humana até os cuidados que cada pessoa deve ter com o espaço onde mora e como se comportar no Mundo, foram debatidos no intuito de melhorar a vida da coletividade. “Essa iniciativa foi muito importante, a sociedade e as instituições precisam se organizar e acompanhar mais de perto as ações do Comitê e dar sua contribuição para que o trabalho aconteça aqui na Bacia do São Francisco”, explicou Uilton Tuxá, Cacique da comunidade indígena de Rodelas.

O evento é uma realização de discussões diárias na Secretaria e o encontro serviu para reunir idéias e buscar melhorias para o Meio Ambiente. “Foi um momento de reunir a sociedade para discutir ações para o Rio São Francisco e para a caatinga para assim discutirmos o plano de ação do Comitê para que em breve possa resultar em algo de grande importância para fortalecer o meio ambiente não só no município como de toda a região”, descreveu Agenor Souza, Secretário da Semaop.

ASCOM – Semaop – Prefeitura de Juazeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome