Hemope Petrolina inicia campanha de doação de sangue para o São João

0

Campanha segue até o dia 30 de junho.
Doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), de Petrolina, no Sertão do Estado, iniciou a campanha de doação de sangue para o São João 2016. Com o tema, “Simpatia para ser mais solidário nesse São João: doar sangue no Hemope”, a ação segue até o dia 30 de junho.

A assistente social Cássia Maria de Menezes explica que a campanha tem como foco conscientizar a população sobre a importância da doação, principalmente nesta época do ano. “Temos as festas juninas e, geralmente, neste período o estoque e o número de doadores caem bastante. Então é necessário realizar essas ações para que os doadores venham ao Hemope. Fazemos isso com o intuito de abastecer o nosso estoque de sangue”, detalha.

Ainda de acordo com Cássia, como a demanda aumenta durante as festas da época, os hemocentros precisam ter uma quantidade satisfatória de bolsas de sangue. “Em consequência das festas juninas, os números de acidentes de trânsito e até com fogos de artifício tendem a aumentar. Por isso, precisamos de um maior número de doações para que numa eventual necessidade, o pedido possa ser atendido”, ressalta.

Segundo a assistente social, atualmente o banco de sangue do Hemope de Petrolina está estável. “Em relação aos tipos sanguíneos com fator RH negativo, que são os mais raros, temos poucas bolsas. Hoje o mais difícil de encontrar é o B negativo e o que mais precisamos é O negativo. Esse tipo é o mais utilizado nas urgências e emergências por ser doador universal. Estamos com poucas bolsas e precisamos de doações porque esse número não é suficiente para atender a demanda”, relata Cássia.
Critérios
Para doar é preciso ter no mínimo 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para doadores menores de 18 anos, é necessário a presença dos pais ou responsável legal. O doador deve pesar, pelo menos, 50 kg.

Não é recomendado que o doador esteja em jejum ou que faça a doação de sangue após ingerir uma alimentação gordurosa. É aconselhável fazer uma refeição leve antes da doação. Em todos os casos deve ser apresentado um documento oficial, com foto.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30, no Hemope, localizado na Rua Pacífico da Luz, no Centro de Petrolina.

Fonte: G1 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome