Prefeitura de Juazeiro em parceria com Univasf entrega óculos de grau a pacientes atendidos na Caravana da Saúde no Tabuleiro

0

Nesta terça-feira (07), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco entregou aproximadamente 40 óculos para as crianças que foram diagnosticadas com problema de visão durante a Caravana da Saúde no bairro Tabuleiro. A ação integra também o “Programa de Saúde na Escola” que visa ofertar atendimento oftalmológico, realização de exames e fornecimento de óculos gratuitos.

A dona de casa, Cleonilda dos Santos Lima, acompanhou sua filha Graziele Lima, para a escolha dos óculos. “Ela nunca tinha usado óculos, e estava sem conseguir enxergar direito”. Segundo ela, adquirir óculos para a filha não caberia no orçamento familiar. “Graças ao programa Caravana da Saúde minha filha está com óculos novos. Esse projeto é uma benção”, destacou.

Ansioso, Tiago de Souza, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Teresinha Ferreira Oliveira não via a hora de escolher a armação moderna e colorida. “Gostei de umas três armações, mas minha mãe me ajudou a escolher. Sentia muita dor de cabeça quando assistia televisão e tinha que sentar na frente da sala de aula porque não estava enxergando direito. Ainda bem que meus óculos chegaram e agora vou enxergar melhor”, relatou o estudante.

Cerca de 1.420 crianças e adolescentes já foram consultadas pelo oftalmologista nas 21 edições do programa Caravana da Saúde. Dessas, 90 já foram contempladas com os óculos do projeto. Elas passaram por uma triagem, momento onde foi identificada a necessidade de uma consulta oftalmológica, foi examinado por um oftalmologista para saber qual o grau de sua visão.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Plínio Amorim, a Prefeitura tem trabalhado para fortalecer a saúde no município e garantir que as crianças estejam com uma visão perfeita para que consigam aprender mais.  “Nosso dever é garantir que essas crianças não tenham dificuldade no aprendizado em sala de aula por conta de problemas na visão. Estamos entregando os óculos de grau junto com a Univasf nas unidades de saúde por onde a caravana já passou e vamos continuar contemplando nas próximas edições. Saúde e Educação devem ser prioridade em qualquer governo, e nós temos feito isso”, externou o gestor da pasta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome