Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Caravana da Saúde

Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Caravana da Saúde

20160601_093430[1]

O número de atendimento na Caravana da Saúde, um programa executado pela Prefeitura de Juazeiro já supera as expectativas da gestão, ultrapassando os dez mil atendimentos. De acordo com o secretário de Saúde do município, Plínio Amorim, a ação reforça o trabalho que a gestão vem realizando com a recuperação da estrutura física das unidades de saúde (22 novos postos entregues) e a convocação de novos profissionais aprovados em concurso público (300).

A proposta da Caravana da Saúde é reduzir as filas de espera por atendimento em consultas e exames na rede pública. Os números da coordenação de Atenção Básica detalham o atendimento: 1420 consultas oftalmológicas, entre crianças e adolescentes; destas 90 já receberam os óculos em parceria com a Univasf, através do programa Saúde na Escola do Governo da Presidente Dilma Rousseff.

Na área odontológica registram-se 1120 procedimentos, 725 atendimentos ortopédicos; ginecologia 730, além da avaliação psicológica de 60 usuários; fonoaudióloga e nutricionista 40 consultas, e a avaliação pelo cirurgião geral chegou ao número de 600 pacientes. “Em apenas cinco meses conseguimos sanar a demanda em diversas especialidades médicas nos 21 postos de Saúde por onde a Caravana passou. É um momento importante para a Atenção Básica do município que tem conseguido desafogar as unidades e assegurado ao usuário acesso a áreas da saúde muito importantes. Esse programa é um desafio para toda a equipe”, expressou o secretário Plínio Amorim.

Outros números da Caravana registraram grande procura pela população: passaram pela avaliação do clinico geral 2.550 pessoas, 120 pelo neurologista, otorrino 150, endócrino 100. Exames de glicose  e laboratoriais foram contabilizados mais de dois mil, realizados 550 eletrocardiograma, 100 exames de eletroencefalograma e dermatológicos também o mesmo número. Na Unidade de Saúde do CAIC, a vendedora Luciana Pereira, de 38 anos, foi atendida pelo endócrino. “A nossa comunidade estava ansiosa, a Caravana trouxe muitos médicos especialistas e só temos a agradecer ao prefeito Isaac”, disse.

Cerca de 40 profissionais de saúde entre médicos, Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros integram a equipe da Caravana. Com fortes dores de cabeça, Cinara Cristina, de 31 anos, moradora do bairro Malhada da Areia, foi uma das pacientes atendidas pelo neurologista.  “Fiquei satisfeita em poder resolver meu problema de saúde aqui. Só em saber as causas da minha dor de cabeça fico aliviada”, relatou a dona de casa.

A Caravana da Saúde já passou pelos bairros Tabuleiro, Itaberaba, Jardim Vitória, João XXIII, Dom Thomaz, Antônio Guilhermino, Alagadiço, Alto da Aliança,  Alto do Cruzeiro, João Paulo II, Alto da Maravilha,  Quidé, Vila Jacaré, Jardim Flórida, Novo Encontro, Caic; e os distritos de Maniçoba, Salitre, Itamotinga, Mandacaru I e Goiabeira. Toda a ação conta com parceiros como a Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, SESI, Banco de Olhos, Promatre, além do envolvimento de toda a estrutura de governo oferecendo os serviços de cidadania e saúde aos moradores da região.

Ascom Prefeitura de Juazeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.