SEDIS e SESP realizam café da manhã em homenagem ao Dia do Catador

SEDIS e SESP realizam café da manhã em homenagem ao Dia do Catador

O dia 07 de junho é o Dia do Catador e as Secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social e de Serviços Públicos ofereceram um café da manhã, na SESP, para aqueles que trabalham diuturnamente catando materiais recicláveis na cidade, através da parceria feita entre a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro – COOPERFITIZ e a Prefeitura Municipal de Juazeiro. Estiveram presentes o vice prefeito Francisco Oliveira, os vereadores Eduardo Lopes, Anderson Alves e Tiano Félix, os Secretários Municipais Lindsai Amaral e Fernando Dantas e o Assessor Institucional da Casa dos Conselhos, Professor Roosevelt Duarte, o Padre Felipe e convidados.

A recepção aconteceu na SESP onde fica o galpão que os catadores utilizam para realizar seus trabalhos. Durante o evento, os catadores deram o certificado de Amigo do Catador para algumas pessoas. O gestor da SESP, Fernando Dantas, foi quem primeiro recebeu. “Isso é um orgulho muito grande. Estamos juntos nesse trabalho há oito anos e a profissão de catador precisa ser reconhecida e valorizada, pois eles prestam um grande serviço à sociedade. O trabalho dos catadores significa menos poluição, economia dos recursos do conjunto da sociedade, que vai ser destinado para outras coisas”, afirma Dantas.

A representante da SEDIS, Lindsai Amaral, também recebeu um certificado de Amiga do Catador, assim como a Coordenadora do Acessuas Trabalho, Quitéria Lima. “O Catador realiza um trabalho que, além de ser um econômico e social, é também educativo. A SEDIS e a SESP, com o apoio da Câmara de Vereadores, têm feito um trabalho que nunca existiu aqui. Esse trabalho deve ter continuidade e, para isso, oferecemos hoje um cartão de vale transporte para que eles possam se deslocar de suas casas até o local de trabalho. Temos ainda projetos em vista que irão fortalecer mais essa relação”, ressalta Lindsai.

Representante do Movimento Nacional dos Catadores aqui na região, o Sr. Raimundo Francisco da Silva entregou o certificado de amigo do catador ao Vice-Prefeito Francisco Oliveira, que estava ali representando o Prefeito Isaac Carvalho. “É uma satisfação estar aqui pelo segundo ano, dá pra ver que o nosso trabalho está sendo valorizado e a parceria continua. O selo Amigo do Catador é para reconhecer os nossos parceiros. Agradecemos à gestão do Prefeito Isaac Carvalho, em nome da SEDIS e SESP, por nos apoiar. As pessoas não nos enxergavam e hoje é diferente. Mas a gente quer que o prefeito chegue mais junto com a contratação da cooperativa, pra garantir nosso pão em épocas que a coleta é pouca e a renda é baixa demais”, disse.

Para o Vice Prefeito Francisco Oliveira, o café da manhã foi algo emblemático. “O momento emociona e nos deixa à vontade por saber que estamos cumprindo um papel importante enquanto administradores, que é ter um olhar sem restrição e sem discriminação de pessoas. Juazeiro, na pessoa do Prefeito Isaac Carvalho, que tem feito essa administração valorizando políticas públicas afirmativas para o nosso próximo, cuidando das pessoas, está de parabéns e só nos orgulha”.

ASCOM – SEDIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.