Equipe da UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para secretários municipais de saúde

Equipe da UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para secretários municipais de saúde

DSC01239

Esta quarta-feira (08) foi a vez da equipe da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) apresentar o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia para os secretários municipais de saúde dos 7 municípios de cobertura da VIII Gerência Regional (Geres). Na semana passada, os esclarecimentos acerca da entrada desses pacientes e fluxo interno foram feitos aos representantes da VII, VIII e IX Geres, através de videoconferência.

A iniciativa tem como objetivo partilhar, com os demais envolvidos, a agenda dos profissionais médicos (oftalmologista e otorrinolaringologista) e não médicos (terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo), de modo que os atendimentos possam ser otimizados. Assim como informar sobre: o fluxo das interconsultas, que irá encaminhar os pacientes para a equipe multiprofissional, responsável por realizar um projeto terapêutico singular da criança; a importância da formação de cuidadores, através de medidas de orientação para o estímulo domiciliar com vistas à continuidade da reabilitação e estimulação; e a relevância do aproveitamento dos serviços no município de origem.

A apresentação desta quarta-feira foi realizada no auditório da VIII Geres, durante a 79ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Regional (CIR). Da UPAE/IMIP participaram a Coordenadora Geral, Magnilde Alves, o Coordenador Médico, Dr. Elson Viana, e a Enfermeira Gerente do Ambulatório, Ana Carolina Freire.

“Já fizemos a compra de muitos materiais específicos de estimulação e ambientação para o público que iremos atender [de 0 a 3 anos]. Inclusive, materiais estes que já foram utilizados durante o mutirão para diagnóstico de microcefalia [realizado em maio na UPAE/IMIP]. Estamos buscando montar uma agenda que disponibilize o maior número de atendimentos em um só dia, trabalhando em cima da indicação do neuropediatra e buscando não sobrecarregar a criança. Nossa equipe está preparada para iniciar o trabalho e oferecer à família um apoio psicossocial”, relatou Ana Carolina.

De acordo com Magnilde Alves, os encontros têm sido produtivos, já que aproximam os envolvidos no enfrentamento à nova realidade da microcefalia no estado. “Nossa unidade de saúde foi escolhida, em abril, pela Secretaria Estadual de Saúde como referência para reabilitação e estimulação precoce das crianças com diagnóstico fechado de microcefalia na IV Macrorregião de Saúde. Desde então temos buscado adaptar a UPAE/IMIP para receber esse novo público e discutir o nosso fluxo com as demais instituições envolvidas. Portanto, confiamos que juntos poderemos fazer um bom trabalho”, acredita.

Assessoria de Comunicação
UPA24h/UPAE – Petrolina – PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.