Cerca de 100 pessoas já foram atendidas durante o Plantão de Especialidades Médicas em Juazeiro-BA

Cerca de 100 pessoas já foram atendidas durante o Plantão de Especialidades Médicas em Juazeiro-BA

A Secretaria de Saúde de Juazeiro tem realizado diariamente, desde o mês de maio, o plantão de Especialidades Médicas nas Unidades de Saúde do município. Cerca de 25 pacientes foram atendidos na tarde da última sexta-feira (10), pela dermatologista na unidade de Saúde do bairro Alagadiço. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desde o inicio dos plantões cerca de 100 pacientes já foram atendidos pelo programa, que tem como objetivo diminuir a fila de espera, além de garantir o acesso aos usuários que estão aguardando consultas especializadas ha algum tempo. Os principais beneficiados são os usuários da rede de atenção básica à saúde, que inclui os serviços prestados pelas UBS.

A dona de casa, Maria Neuza, de 68 anos, reside no Alagadiço e foi uma das primeiras a ser consultada na tarde desta sexta-feira pela dermatologista. “A doutora passou uma pomada pra algumas manchas e espero que melhore logo. Foi muito bom ser atendida pela especialista no posto de saúde perto de casa”, relatou Neuza. Vilma Silva, de 43 anos, procurou a especialista para verificar o surgimento de cravos e manchas no corpo. “Fui bem atendida pela dermatologista. Já estamos ansiosos por novas especialidades médicas em nosso bairro. Os plantões foram bem pensados e vieram em boa hora”, disse a dona de casa.

No plantão de dermatologia, os profissionais buscam orientar e identificar os usuários sobre manchas na pele, acne, micoses, foliculite, urticária, dermatite seborreia, vitiligo, psoríase e câncer de pele. Os plantões de Especialidades Médicas atendem as áreas de dermatologia, otorrino, ginecologia neurologia com exame de eletroencefalograma. As Unidades de Saúde já atendidas até o momento, além do Alagadiço foram: Alto do Alencar/Castelo Branco, Palmares, Itaberaba.

A Superintende de Atenção Básica, Simone Freire destacou que o objetivo dos plantões, assim como da caravana da saúde é sanar com a demanda reprimida da rede de atenção básica de saúde de Juazeiro. “Os plantões vão passar em todos os bairros de Juazeiro e distritos. Nossa meta é reduzir ainda mais as filas de espera nas especialidades dos postos de saúde”, disse Freire.

ASCOM – SESAU

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.