V feira de Caprinos e Ovinos é sucesso em Itamotinga

V feira de Caprinos e Ovinos é sucesso em Itamotinga

Lene Radina/ASCOM SEAPA

Considerada pelos organizadores um sucesso de público e vendas, a V Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Itamotinga, realizada neste final de semana (10 a 12) reuniu mais de 60 produtores e cerca de 300 animais de raças especializadas e mestiças. A feira que reuniu cerca de 180 animais aconteceu na comunidade de Cacimba do Silva é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho. Estiveram presentes dezenas de produtores, representantes de instituições e visitantes.

O produtor Simão Torres Araújo da comunidade de Caraibeira em Itamotinga, expôs animais da raça dorper e destacou a importância do evento. “Essa é a primeira vez que participo da feira em Cacimba do Silva onde os produtores podem melhorar a genética de seus animais. Esse é um evento que vai enriquecer cada dia mais a região, com a presença de excelentes exemplares com linhagens de qualidade”, observou Simão.

_MG_8943

Já para o produtor Antônio Lopes do Projeto Curaçá, “essa é uma oportunidade de expor os animais e mostrar que a nossa região tem um potencial incrível. O evento hoje é uma vitrine para exemplares de diversas raças, sem esquecer é claro, das raças nativas”, observou.

O evento contou com a tradicional casa de taipa (Casa da Vó Joana) que foi criada para homenagear a moradora mais antiga da comunidade e retrata o resgate histórico e social da Cacimba do Silva, Sertãozinho e comunidades adjacentes. O espaço tem o intuito de divulgar os produtos preparados pelos agricultores da região.

“Contamos com a participação de cooperativas que comercializam produtos da fruta típica da caatinga – umbu, a exemplo de doces e compotas. Estamos expondo uma variedade de artesanatos e guloseimas como o mungunzá, doce de coco, leite, abóbora e de batata doce. Em todas as edições divulgamos os produtos da região, para aumentar a comercialização e fortalecer a economia local”, explicou Ruth Ferreira colaboradora do IRRPA e integrante da Associação de Produtores de Cacimba do Silva.

O evento contou com a presença do Centro Público de Economia Solidária (CESOL) Sertão do São Francisco, através do estande com produtos de cooperativas e associações. “Estamos expondo alguns empreendimentos que produzem cosméticos, queijos e iogurte. Além da comercialização incentivada pelo CESOL, durante as feiras também identificamos empreendimentos, associações e a formação de cooperativas, buscando sempre a melhoria de todos”, declarou o coordenador geral do CESOL, Romário Meira.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira o mais importante na realização das feiras é a troca de experiência e novas tecnologias. “Para isso, é preciso que haja um trabalho de articulação no sentido de fortalecer a caprinovinocultura e com isso a administração municipal tem investido em diversas ações direcionadas para o interior, como a perfuração de poços artesianos, adutoras, estradas vicinais, o projeto palmas para Juazeiro, dentre outros”, destacou.

O presidente da Associação dos Produtores de Cacimba do Silva e Sertãozinho, Márcio Irivan Passos observa que há uma evolução genética dos nossos animais desde a primeira edição da feira. “Tudo que aprendemos aqui vem sendo estimulado no dia a dia. Quero parabenizar o prefeito Isaac Carvalho por ter uma equipe que estimula o crescimento desta atividade tão importante na região”, declarou.

Além da exposição e comercialização de animais, a programação da feira contou ainda com torneio leiteiro, leilão, apresentações culturais e ordenhas de animais. “Hoje temos oficialmente, cinco feiras que movimentam o setor agropecuário de Juazeiro, sobretudo a caprinovinocultura – setor que tem uma grande importância desde a troca de experiência. Juazeiro tem um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do norte da Bahia e o governo tem incentivado essa atividade”, observou o prefeito Isaac Carvalho.

A feira também contou com o apoio do Banco do Nordeste, ADAB, Sebrae, UNIVASF, IRPAA, STRJ, COOAFJUR, UNEB, Policia Militar e Rádio Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.