“São João nas Comunidades” no João Paulo II marca a abertura dos festejos juninos em Juazeiro

"São João nas Comunidades" no João Paulo II marca a abertura dos festejos juninos em Juazeiro

 

Junina AK Perrea

A abertura do projeto “São João nas Comunidades”, no Bairro João Paulo II, dias 10 e 11 de junho, um dos polos que recebeu projeto durante os festejos juninos, com o Concurso de Quadrilhas Juninas e diversas atrações musicais para todas as idades, foi marcada por muita animação, criatividade, emoção e participação popular.

As duas noites no João Paulo II contaram com apresentação de 4 quadrilhas juninas, “Luar do Sertão” do distrito de Maniçoba; “AK Perrea” e “Junina Buscapé” do bairro Kidé, e “Junina Amor Junino” de Petrolina, além de bandas musicais, ritmos diversos e muito forró pé-de-serra, mostrando que o São João em Juazeiro tem diversidade de gostos e culturas.

Moradores não só do bairro, mas também de bairros circunvizinhos, como o Antônio Guilhermino aprovou a festa. Os irmãos Luiz Carlos Muniz e Ribamar Claudino Muniz, moradores há 15 anos no Antônio Guilhermino estavam presentes na abertura. “Gostei muito, acompanho sempre o São João daqui, as quadrilhas e também o Sérgio do Forró”, disse Luiz Carlos, de 15 anos, acompanhado de seu irmão mais velho.

As Quadrilhas Juninas

As quadrilhas juninas abriram os festejos no João Paulo II. A “Luar do Sertão” de Maniçoba, vencedora do concurso ano passado como a melhor quadrilha local, trouxe para o São João deste ano um tema sobre a história, cultura e religiosidade do povo de Juazeiro. Segundo Dênio Macedo, diretor da agremiação a quadrilha é composta de pessoas da própria comunidade e estudantes da Escola 2 de Julho.

A segunda quadrilha junina da noite de sexta (10) AK Perrea, do Bairro Kidé, trouxe muita sofrência no seu tema, de maneira bem divertida e criativa. Rodrigo Medeiros, diretor da quadrilha disse que o maior desejo do grupo “é mostrar a nossa felicidade e o nosso trabalho, durante meses trabalhando para mostrar o que fazemos de melhor”, disse.

Na segunda noite se apresentaram as quadrilhas “Buscapé” do Bairro Kidé, e “Junina Amor Junino” da cidade de Petrolina. A representante da quadrilha Buscapé, Zenaide Diogo Rosa disse que o tema da quadrilha é uma justa homenagem ao saudoso artista juazeirense Wellington Monteclaro. A Buscapé se apresentou com o tema: “O Casulo e o Despertar da Borboleta”, com performances de Wellington e música de Sérgio Murilo sobre o mesmo tema.

Para o presidente da “Junina Amor Junino” de Petrolina, Leonel Pereira Barbosa, “é mais um concurso em Juazeiro que temos o prazer em participar”. A quadrilha fundada em 12 de setembro de 2013 é tricampeã do Concurso de Quadrilhas Juninas em várias cidades, promovido pela TV Grande Rio.

Sérgio do Forró

As atrações musicais 

Para Sérgio do Forró, uma das atrações que animou a primeira noite no João Paulo II, é sempre uma alegria participar do São João nas Comunidades. “Eu gostei porque o povo está aí com a gente, Deus está com a gente em primeiro lugar e o povo também”, disse Sérgio, que aproveitou para mostrar o seu trabalho novo para o público do João Paulo II e do São João de Juazeiro. Outras atrações também animaram as noites do São João nas Comunidades, como a banda Real Som (Remanso); Wanderley do Nordeste, na sexta-feira; e no sábado, abrindo a noite, a banda Tom Bahia, seguida do sanfoneiro Targino Gondim, e encerrando com o grupo Natynho Capim.

Para o superintendente de Eventos, Samuel Morais, o apoio dos comunitários reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um São João de qualidade, tranquilo e com muita alegria para o povo de Juazeiro. “O São João de Juazeiro nos bairros já é uma tradição fazendo com que as pessoas recebam os artistas da nossa região, que fazem sucesso lá fora e também engrandecem o São João nos bairros”.

O secretário de Cultura e Juventude de Juazeiro, Donizete Menezes acredita que o formato do São João nas Comunidades agrada a todos. “Está ocorrendo tudo bem no nosso São João. O público vai continuar se comportando muito bem, curtindo, aproveitando o São João, assim como também a organização com o apoio de todo o governo”, finalizou o secretário.

PROGRAMAÇÃO 

Quadrilhas Juninas

Bairro João XXIII

25/06 (sábado)-G-DECC (Curaçá) e Forró Xaxado (Petrolina) 

26/06 (domingo) – Danado de Bom (Petrolina) e Fé Nordestina (Curaçá)

ASCOM – SECJU           

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.