HU-Univasf cuida da saúde de seus colaboradores para beneficiar o atendimento aos pacientes

0

Estimular a prática de hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores do HU-Univasf é um dos objetivos do projeto “A saúde dos pacientes começa com a saúde dos colaboradores” coordenado pela área de educação física da Unidade de Reabilitação do hospital. O projeto implementou aulas de ginástica laboral, funcional e criou um grupo de corrida e caminhada.

O projeto teve início a partir de agosto de 2015 quando foram iniciadas as aulas de ginastica laboral. Três vezes por semana a profissional de educação física, Paula Maduro, acompanha os colaboradores e acompanhantes de pacientes em atividades leves que são realizadas nas salas e corredores do hospital. Os alongamentos, relaxam e preparam para o trabalho e ainda ajudam a reduzir as possibilidades de desenvolvimento de Lesões por Esforço Repetitivo (L.E.R) e Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (D.O.R.T).

As aulas de ginástica funcional começaram no mês de abril e são direcionadas aos colaboradores que desejam fazer um trabalho de fortalecimento muscular. “Os participantes passam, primeiramente, por uma avaliação antropométrica, onde coletamos dados como: peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e o Índice de Massa Corporal (IMC). As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, das 18 às 19h na Univasf”, explicou Paula Maduro que também é a responsável por essas aulas.

De acordo com o Chefe da Unidade de Reabilitação do HU-Univasf, Fabrício Olinda, os dados coletados nas avaliações antropométricas e posturais são acompanhados com atenção pela unidade. “Contamos com o auxílio de softwares específicos e estamos obtendo dados sobre como estão esses colaboradores do ponto de vista antropométrico, funcional e postural. Pretendemos fazer acompanhamentos a médio e longo prazo”, disse.

Ainda segundo Fabrício Olinda, a unidade criou um questionário para analisar o nível de satisfação dos funcionários em relação as aulas e os dados preliminares são bastante positivos. “Os colaboradores se mostram cada vez mais ativos, com mais vontade de desempenhar as suas atividades dentro do hospital. O clima organizacional vem melhorando bastante. ”, afirmou.

Ascom HU-Univasf 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome