Empresas regionais de consultoria, a exemplo da Maia Eventos Educacionais, são convidadas a capacitar professores e criar ações que aumentem o hábito de leitura dos estudantes
Há mais leitores no país. Pelo menos é o que aponta a pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró-Livro, que afirma que 56% dos brasileiros, ou seja, 104,7 milhões de pessoas, criaram o hábito de ler livros em 2015. Um aumento de 6% se comparado a 2011. A guinada acontece em meio a incentivos que instituições de ensino públicas e privadas vêm promovendo para habituar os jovens à leitura. Em Petrolina, no interior de Pernambuco, a escola da Mônica contratou a empresa de capacitação e assessoria Maia Eventos Educacionais para, nesta segunda-feira (27), desenvolver com seus professores técnicas de promoção da escrita e leitura para os estudantes.
Os dados do Ibope indicam que o brasileiro lê, em média, 2,54 livros num período de três meses. De acordo com a consultora e psicopedagoga da Maia Eventos Educacionais, Eliete Araújo, uma maneira de provocar o interesse dos alunos por um livro é ter uma temática atraente e diversificada. “Temos que incentivar a prática de leitura e escrita nos estudantes através de diversos gêneros textuais, com várias temáticas, que sejam contextualizadas aos anseios do jovem. Porque isso é reconhecer que há diferença no contexto educacional de cada pessoa; o que enseja por modificar o desejo deles por um ou outro título didático ou literário”, diz Araújo, mestranda em Estudos Educacionais.
A empresa de Eliete Araújo realiza palestras, capacitações, seminários, feiras culturais, formação continuada, workshops, encontros pedagógicos, além de consultorias e assessoramento a editoras, escolas e empresas da região do Vale do São Francisco. Para a realização desses projetos, a psicopedagoga possui ainda experiência como professora da Universidade de Pernambuco (UPE), coordenadora pedagógica dos colégios GEO, em Juazeiro – BA e Dom Bosco, em Petrolina – PE e consultora do grupo Abril Educação.
Ainda de acordo com Araújo, o trabalho desenvolvido pela empresa tem obtido êxito. “As instituições de ensino que nos chamam para promover determinada ação, voltam a nos considerar para idealizar outras atividades voltadas ao aperfeiçoamento e técnicas de seus educadores”, afirma. Além da oficina pedagógica de segunda-feira, a Maia está com a agenda programada para no dia 29 realizar uma formação continuada com a equipe de docentes do Instituto Embelleze e, em julho, uma palestra para profissionais da Rede Municipal de Educação de Santa Maria da Boa Vista – PE.
CLAS – Comunicação e Marketing