SEMAOP alerta população sobre o manuseio de fogueiras durante o São João

SEMAOP alerta população sobre o manuseio de fogueiras durante o São João

O mês de junho é o mais esperado do ano porque nele há uma diversidade de comidas típicas, enfeites com balões e bandeirolas, quadrilha e a tradicional fogueira junina, com a última, o cuidado deve ser redobrado, assim a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública alerta a população sobre o manuseio da mesma.

fogueira2

A primeira recomendação da Secretaria é para as pessoas não ascenderem às fogueiras em baixo da rede de transmissão elétrica, bem como debaixo dos cabos de alimentação dos imóveis. Outra instrução para evitar transtornos é manter uma distância mínima de cinco metros dos medidores de energia e de água e não ascender às fogueiras na direção da porta de entrada das residências nem tão pouco perto de árvores, bandeirolas, nos passeios e também na via atrapalhando a circulação.

Outra alerta é sobre a comercialização da madeira para fazer a fogueira, uma vez que é proibida a venda de madeiras nativas (umburanas) espécie protegida e também grande emissora de fumaça. Outra recomendação é manter uma distância mínima de 100 m dos estabelecimentos de saúde, depósitos de gás GLP, postos de combustíveis e pontos de revenda de fogos de artifícios.

Sobre a arrumação da fogueira, as mesmas devem ser montadas em espaço de um metro cúbico e altura máxima de um metro; outra orientação é forrar o local da fogueira com argila umedecida a uma altura de dois ou três centímetros em locais com asfalto, isso porque a brasa em contato com o mesmo provoca fragmentação.

Seguindo todas essas orientações não ocorrerão problemas durante a festividade, e assim a SEMAOP deseja a todos boas festas juninas. Dúvidas e reclamações pelos telefones (74) 3613- 3055 e 3612-3574.

ASCOM – SEMAOP – PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.