Pediatra faz alerta para riscos que crianças podem sofrer durante as festas juninas

0
2216
No mês de junho, período dos festejos juninos, os pais devem ter mais atenção quanto aos acidentes com fogos de artificios, fogueiras e problemas respiratórios. A médica pediatra do Hospital Dom Malan/IMIP, Paula Dias, traz algumas dicas de como curtir os festejos de forma responsável e sem colocar em risco a saúde das crianças.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOP), o número de acidentes provocados por fogos de artifício triplica no mês de Junho. As crianças são as maiores vítimas destes acidentes muitas vezes por que tem acesso a fogos como forma de brincadeira, entretenimento. Paula Dias, destaca “os pais não devem permitir que as crianças entrem em contato direto com este tipo de material e, em caso de acidentes procurar imediatamente um serviço de emergência hospitalar”, afirma a médica.
A pediatra também orienta que em caso de queimaduras por fogo e também com brasas, “a primeira medida é lavar o local agredido com água corrente, não havendo indicação de aplicar nenhum tipo de produto no local (como clara de ovo, pasta de dente ou pó de café)”, ressalta.
“Uma atenção especial deve ser dada às crianças portadoras de asma, pois a fumaça oriunda das fogueiras, que nesta época do ano, estão espalhadas por toda cidade podem desencadear crises graves de cansaço. O ideal é que estas crianças não fiquem próximas a locais que aumentem o risco deste contato. Diante dos sintomas de crise (falta de ar, tosse e cansaço progressivos) os pais devem levar a criança para o serviço de emergência mais próximo”, finalizou Paula Dias.

Ascom HDM/IMIP

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome