Sebrae e universidades firmam parceria para formar estudantes empreendedores em Juazeiro

Sebrae e universidades firmam parceria para formar estudantes empreendedores em Juazeiro

Representantes de universidades públicas e particulares do município se reuniram nesta terça-feira, 21 de junho

Sebrae_e_universidades_firmam_parceria_em_Juazeiro[1]

Disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino, incentivando o comportamento empreendedor nos estudantes, que terão uma nova visão profissional e pessoal no mercado de trabalho. Foi para discutir essa proposta que representantes de universidades públicas e particulares de Juazeiro se reuniram nesta terça-feira, 21, na sede do Sebrae.

Os educadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Unopar participaram da palestra “Soluções de Educação Empreendedora para o Ensino Superior”, ministrada pelo analista do Sebrae Bahia, André Gustavo Barbosa.

A pró-reitora de extensão da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Lúcia Marisy de Oliveira, disse que a instituição já desenvolve ações de empreendedorismo e inovação em projetos que beneficiam diretamente a comunidade externa, mas acredita que a socialização do empreendedorismo na sala de aula vai contribuir para ampliar a formação dos estudantes, inovar as praticas pedagógicas e criar uma nova postura do profissional.

“A parceria com o Sebrae será benéfica e vai fomentar as habilidades empreendedoras dos estudantes no ambiente acadêmico e formar profissionais mais articulados e inovadores para atuar no mercado de trabalho ou no seu próprio negócio”, avaliou Lúcia.

O palestrante André Gustavo Barbosa apresentou o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) desenvolvido pelo Sebrae. Na oportunidade, destacou as ferramentas que podem ser promovidas no ensino superior para estimular competências empreendedoras dos universitários.

“Serão desenvolvidas ações de incentivo à cultura empreendedora, entre elas a implantação da disciplina de empreendedorismo na grade curricular dos cursos diversos; mobilização e preparação para estimular os alunos a participarem do Desafio Universitário Empreendedor”, explicou Barbosa. “Essa cultura também será propagada por meio de seminários, fóruns, simpósios e palestras para disseminar o conhecimento sobre empreendedorismo e gestão de negócios”, completou.

O programa vai oferecer as soluções educacionais do Sebrae aos estudantes, além de utilizar metodologias e atividades das próprias universidades nessa área. A parceria prevê a capacitação de professores, que irão repassar o conhecimento aos universitários na disciplina de empreendedorismo, que pode ser uma metodologia regular ou optativa na academia. “A ideia é que os estudantes saiam da universidade com a possibilidade de empreender e se destaquem nas empresas ou vislumbrem abrir o próprio negócio”, frisou o palestrante.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(74) 3612 0827/ 74 8813 7257
www.ba.agenciasebrae.com.br
twitter.com/sebraebahia
facebook.com/sebraebahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.