Orientação profissional é realizada pelo Ceppsi da Univasf

Orientação profissional é realizada pelo Ceppsi da Univasf

Uma das primeiras grandes decisões que o jovem precisa fazer ao adentrar na vida adulta é a escolha profissional e esse costuma ser um momento angustiante por suscitar diversas dúvidas. São muitas opções de carreira e é preciso muito cuidado e informação ao fazer a escolha profissional. Para auxiliar os estudantes a partir do 2º ano do Ensino Médio, o Ceppsi (Centro de Estudos e Práticas em Psicologia) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está oferecendo um programa de Orientação Profissional.

Para participar, os interessados devem se inscrever presencialmente no Ceppsi, localizado no Campus Centro, em Petrolina (PE). Após a inscrição a equipe entrará em contato para agendar o primeiro encontro. São aproximadamente cinco a seis encontros semanais no Ceppsi, nos turnos da manhã ou tarde, de acordo com a disponibilidade dos inscritos e dos orientadores. Existe a possibilidade de a orientação ser realizada de forma individual ou em grupo. As orientações acontecem até o mês de novembro.

O programa tem como objetivo preparar os estudantes para a tomada de decisão sobre a profissão, com foco na redução da ansiedade para uma decisão mais consciente. Serão dois estagiários, alunos do último ano de psicologia da Univasf que farão as orientações, sob a supervisão da professora do curso Verônica Côrtes.

Para Verônica é importante que os alunos saibam que a orientação não irá determinar a carreira que os alunos deverão seguir, e sim apontar caminhos para que a escolha se torne mais fácil. “A orientação é importante para que futuramente esses estudantes não se decepcionem com o curso escolhido. Ela ajuda a minimizar os erros e também promove a saúde do futuro trabalhador no sentido de termos menos profissionais desmotivados por conta de uma escolha não acertada de profissão”, observa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.