Desfile de fanfarras celebrará o Dois de Julho em Juazeiro

Desfile de fanfarras celebrará o Dois de Julho em Juazeiro

O Núcleo Regional de Educação (NRE 10) juntamente com as escolas da rede estadual celebram a Independência da Bahia, no próximo dia 2 de julho. O evento terá início no Largo 2 de julho (Praça do Índio), com concentração a partir das 07h e seguirá com desfile de fanfarras até a Orla de Juazeiro.

Após a cerimônia de abertura com o Colégio da Polícia Militar de Juazeiro e a participação da Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), Petrolina, as fanfarras de mais cinco unidades escolares farão apresentações e sairão pelas ruas da cidade. A ordem do desfile foi definida através de sorteio: Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva, Colégio Democrático Estadual Florentina Alves dos Santos (Codefas), Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso e Colégio Estadual Rui Barbosa.

COMEMORAÇÃO – Em Sal­vador, o evento terá a par­ti­ci­pação de 19 fan­farras das es­colas es­ta­duais. Mesmo com o re­cesso de junho, os es­tu­dantes cum­prem uma ro­tina de en­saios para o ato que acon­tece, no pe­ríodo da manhã, do bairro da La­pinha à Praça da Sé e, à tarde, da Praça da Sé ao Campo Grande.

De acordo com Udi­neia Braga, di­re­tora do Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal em Gestão de Ne­gó­cios e Tu­rismo Luiz Na­varro de Brito (Ceep), lo­ca­li­zado no bairro da La­pinha, em Sal­vador, par­ti­cipar do des­file do 2 de Julho sig­ni­fica muito para os es­tu­dantes. “Eles se sentem par­tí­cipes desse pro­cesso de in­de­pen­dência e li­ber­dade, pois, nós somos uma es­cola que fun­ciona na Li­ber­dade onde muitas pes­soas se reu­niram com o in­tuito de que a In­de­pen­dência do Brasil se con­so­li­dasse”, des­taca a ges­tora.

Os es­tu­dantes que com­põem a fan­farra do Ceep Luiz Na­varro de Brito estão ani­mados para a apre­sen­tação. Para eles, o evento é mais que um des­file cí­vico, pois, o 2 de Julho é um marco na his­tória do Brasil. É o que conta Ga­briel Guerra, 19 anos, es­tu­dante do curso téc­nico em Ad­mi­nis­tração e que toca o ins­tru­mento de sopro Trom­bone de marcha. “O 2 de Julho é uma data muito im­por­tante, pois, marca a In­de­pen­dência da Bahia e é um prazer poder par­ti­cipar do evento porque es­tu­damos na re­gião do bairro da Li­ber­dade que também faz parte dessa his­tória, assim como o Cu­ruzu ”, afirma o es­tu­dante.

Lucas Leite, 17 anos, es­tu­dante do curso téc­nico em Lo­gís­tica e que toca o ins­tru­mento de per­cussão Qua­driton, fala do apren­di­zado com a ati­vi­dade. “É muito gra­ti­fi­cante par­ti­cipar porque tudo o que apren­demos na es­cola sobre o 2 de Julho po­demos re­lem­brar no mo­mento em que es­tamos nos apre­sen­tando e isso é muito bom”, diz o es­tu­dante em­pol­gado com os úl­timos en­saios. O desfile comemora os 192 anos de luta pela Independência da Bahia, um marco na história do país.

www.educacao.ba.gov.br

NRE – 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.