Caravana da Saúde realiza 330 de atendimentos no NH4 distrito de Itamotinga

Caravana da Saúde realiza 330 de atendimentos no NH4 distrito de Itamotinga

20160629_094552[1]

Nesta quarta-feira (28), a população do NH4, no distrito de Itamotinga compareceu a unidade de Saúde da comunidade para ter acesso gratuito e facilitado a vários serviços de saúde. Com a ação, mais de 300 pessoas do distrito foram atendidas nos seguintes serviços: ortopedia, neurologia, oftalmologia, cardiologia, otorrino, odontologia, ginecologia, endocrinologia, cirurgião e clínico geral, exame de eletrocardiograma e eletroencefalograma, além de laboratoriais e de verminoses

Dona Maria Sueli Passos, de 60 anos veio do Sitio Jaburu, fazenda próxima ao distrito para ser consultada pelo Ginecologista “Aproveitei a oportunidade e trouxe o resultado da ultrassom para o médico ver. Estou feliz com tantos atendimentos em especialidades aqui no interior, isso prova que a saúde do povo da zona rural não está esquecida”, disse a dona de casa.

Para a agricultora, Maria Gorete Bezerra, de 41 anos, o programa é de suma importância para diminuir a fila de espera por consultas no posto de saúde do NH4. “Nossa comunidade estava precisando de um mutirão como esse, com diversos médicos e realização de exames próximo da nossa residência. A zona rural precisava dessa atenção” destacou a comunitária.

O enfermeiro da Unidade de Saúde, Tiago Senna, ressaltou que com os atendimentos da caravana na comunidade, a demanda reprimida da unidade foi sanada. “A demanda da área de saúde é muito grande na atenção básica, mas com a Caravana mais de dez especialidades médicas estão sendo sanadas. A unidade do NH4 tinha uma demanda alta em ginecologia, otorrino e hoje conseguimos zerar as filas de consulta. Isso é muito positivo para a saúde e conseguimos dar uma resposta para a população”, enfatizou o enfermeiro.

A ação contou também com a parceria da Prefeitura de Juazeiro junto com a Univasf em atender 36 crianças da rede municipal em oftalmologia e odontologia, caso apresentassem problema na visão, escolheram o modelo dos óculos. Andrei da Silva, de 10 anos foi um dos pacientes que precisou usar óculos, aproveitou e já escolheu sua armação. “Sentia muita dor nos olhos quando começava a ler, esses óculos vão me ajudar muito”, disse o estudante do 5º ano, da Escola Municipal Santo Antonio.

A Caravana da Saúde já registrou desde o mês de janeiro deste ano, cerca de 11.750 atendimentos. O prefeito Isaac Carvalho acompanhou os atendimentos no distrito e destacou os projetos na área da saúde. “A caravana é um projeto exitoso para a saúde de Juazeiro. São muitos avanços nessa área com de 22 unidades de saúde entregues entre reformadas, ampliadas e construídas e entregaremos ao todo 44 unidades. Nesta sexta-feira, a prefeitura irá entregar a nova unidade de saúde dos Residenciais Juazeiro I e II, no bairro Itaberaba e a unidade será estruturada com recursos próprios”, disse o gestor municipal.

ASCOM – SESAU – PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.