Governo do estado ouve demandas dos agricultores da Borda do Lago de Sobradinho

0

Em reunião promovida pelo Constesf, secretário da Casa Civil ouviu as demandas e se comprometeu a mobilizar secretarias competentes para atender aos agricultores

12519d22-cd87-43da-9bfc-1164d11be3a9

 

Na última sexta-feira (1), o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) promoveu uma reunião com o Secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Bruno Dauster, para discutir a situação dos agricultores da Borda do Lago de Sobradinho.  Na ocasião, o diretor de projetos do Constesf, Frank Chaves, a representante dos agricultores, Ângela Nunes, o secretário de meio ambiente de Sento Sé, José Valcir e o secretário de agricultura de Sobradinho, Sílvio Alcântara abordaram o problema dos trabalhadores rurais, que diante da baixa vazão do Lago de Sobradinho estão plantando na área de vazante do Lago com uso de agroquímicos, pois não têm outra fonte de água para cultivarem em áreas adequadas.

Segundo Frank Chaves, as últimas estiagens agravaram o problema, pois o Lago fica com o chamado “efeito sanfona”, quando a água avança e retrocede, deixando as famílias sem condições de captação de água a longas distâncias. “A prática da agricultura dessas famílias gera cerca de 50 mil empregos diretos. O Constesf buscou intermediar este diálogo entre agricultores e órgãos ambientais, procurando encontrar alternativas para manutenção das atividades de forma que preserve o meio ambiente e a sustentabilidade econômica dos agricultores”, explicou.

O diretor de projetos do Constesf explicou ainda que o plantio de cebola e outras culturas é carro chefe na economia destes municípios, principalmente Casa Nova e Sento Sé. “O não plantio de cebola ou diminuição deste cultivo na região pode causar um colapso na economia do estado, visto que é grande responsável pelo abastecimento de cebola no mercado estadual e com participação também no nacional, onde a Bahia necessitaria importar para abastecer mercado interno”, salientou.

O Secretário reconheceu o problema causado pela estiagem e a baixa da vazão do Lago, ressaltando a dificuldade econômica do Estado devido à crise. Dauster se comprometeu em reunir a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Agricultura para discutir o problema e realizar avaliações técnicas para solucionar o problema dos produtores.

Ascom Constesf

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome