Corte de passagem docente – Assembleia de professores da UNEB decide não iniciar o semestre

0
00005699_1_20160706112100_AG_Passagem Docente votacao sala_pq
foto: Indignados, professores votam durante assembleia
A assembleia geral dos professores da Uneb, realizada em Salvador, nesta terça-feira (05), decidiu que todos os campi, dos docentes prejudicados pelo corte de passagens intermunicipais, não iniciarão o semestre letivo na próxima segunda-feira (11). O protesto acontecerá até que o reitor, José Bites, garanta a aquisição das passagens pelos próximos 120 dias, período limite determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que o citado auxílio seja extinto pela administração central (leia mais).
A assembleia foi dividida em duas etapas, pois os docentes interromperam a atividade para questionar, diretamente o reitor, sobre a atitude de interromper abruptamente a compra das passagens, visto que a resolução do TCE determina um prazo de 120 dias para a interrupção do processo. A pressão do Movimento Docente era por uma circular da administração central, que deveria ser enviada a todos os departamentos, garantindo a compra das passagens pelo próximo semestre letivo.
Após a reivindicação da categoria, que se mostrou extremamente indignada com a postura do reitor, Bites afirmou que enviará uma circular orientando os departamentos a distribuir as passagens já compradas. Quanto ao restante que ainda precisa ser adquirido, o único comprometimento do gestor foi a realização de uma videoconferência com os diretores, que será realizada nesta quarta-feira (06) para discutir uma solução ao problema. Diante do recurso , apenas paliativo, e a não garantia de passagens pelos 120 dias, período permitido pelo TCE, a assembleia geral decidiu manter a deliberação de não iniciar o semestre letivo até uma sinalização favorável da administração central ao Movimento Docente. Caso nada seja feito pelo reitor, os professores ressaltam que atitudes ainda mais radicais serão colocadas em prática pelo Movimento Docente.
Mais ações
Para a diretoria da ADUNEB, a garantia de passagens pelos próximos 120 dias servirá como um socorro imediato, mas é necessária ampla mobilização do conjunto dos professores para que se possa buscar uma solução definitiva ao problema. Entre as ações que passam a ser desenvolvidas pelo Movimento Docente em busca da resolução da questão estão:
– Marcar reunião com o presidente do TCE, que é professor da Uneb, para discutir a questão.
– Marcar reunião com o líder da bancada da maioria na assembleia legislativa da Bahia, deputado José Neto. O objetivo é a criação de um Projeto de Lei (PL) que garanta o deslocamento docente. Leis semelhantes já existem em várias universidades públicas de multicampia do país como, por exemplo, na Unesp (SP) e na Federal do Amazonas.
– ADUNEB enviará um documento ao Conselho Universitário solicitando o debate e encaminhamentos a solução da questão, a exemplo da criação de um auxílio interiorização, com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho aos professores.
– Uma ampla análise jurídica da questão, realizada pela ADUNEB e pelo ANDES-SN, para que também se possa colocar em prática estratégias judiciais que garantam o investimento da Uneb em aquisição de passagens intermunicipais aos docentes.
Assédio moral
O outro ponto da pauta da assembleia geral era referente ao assédio moral na Uneb, situação que, de acordo com as denúncias recebidas pela ADUNEB, cresce cotidianamente.
Durante a discussão, inúmeros docentes relataram o assédio que tem sofrido. Em todas as falas uma mesma denúncia: a lentidão e a falta de vontade política da reitoria na investigação e solução dos problemas. Diante da gravidade das questões que se apresentaram e devido ao adiantado horário, o conjunto dos professores decidiu melhor discutir a questão na próxima assembleia geral, que será realizada na quinta-feira (14), às 14h, no auditório da ADUNEB, em Salvador. Entre os encaminhamentos já aprovados estão a elaboração de um dossiê, com o levantamento dos casos de assédio na Uneb, e a realização de campanha independente contra assédio, realizada pela da ADUNEB, sem qualquer vínculo com a administração central.
 Fonte: ADUNEB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome