TEXTO DE PESAR – LUIZA BAIRROS
O Conselho Estadual de Cultura lamenta profundamente o falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) Luiza Bairros, na manhã desta terça-feira, 12. Luiza, que lutava contra um câncer de pulmão, foi uma das mulheres negras mais importantes para a política brasileira com ações reconhecidas no combate ao racismo e ao machismo.
Nascida em Porto Alegre, ocupou o cargo de ministra do governo de Dilma Rousseff entre 2011 e 2014. Era formada em administração pública e de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e se mudou para Salvador em 1979, onde ganhou admiração pela militância negra e feminista.
Na Bahia, foi secretária estadual de promoção da igualdade social, atuou em movimentos sociais como o Movimento Negro Unificado (MNU) e recebeu o título de mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Em sua trajetória, também estão inclusos o título de doutora em Sociologia pela Universidade de Michigan (EUA) e a atuação na Organização das Nações Unidas contra o racismo entre 2001 e 2005.
O Conselho Estadual de Cultura se solidariza à família, amigos e aos companheiros de luta de Luíza Bairros, que certamente farão com que o seu legado permaneça eternamente vivo.
*Foto: Coletivo de Entidades Negras (CEN)